Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sete pessoas são indiciadas por fraude em licitação em Goiabeira (MG)

Engenheiro teria sido contratado em um processo licitatório direcionado 

Minas Gerais|Do R7

A Polícia Civil indiciou sete pessoas por envolvimento em um crime de fraude em licitação no município de Goiabeira, no Vale do Rio Doce. O caso veio à tona durante a operação João de Barro realizada pela Polícia Federal em 2008.

De acordo com a delegada Karen de Paula Lopes, do Núcleo de Combate aos Crimes Praticados por Agentes Políticos Municipais por Foro de Prerrogativa de Função, um envelope referente a uma licitação realizada para contratação de um engenheiro foi apreendido lacrado durante a operação. Entretanto, o processo licitatório já havia sido concluído e o engenheiro contratado.

Diante do fato, a Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso e descobriu a fraude. O processo licitatório foi montado para a contratação do engenheiro Vicente Alves Guedes, atualmente prefeito de Itambacuri, na mesma região. Ele ficou contratado pela prefeitura de Goiabeira por dois anos e, durante esse período, teria recebido R$ 24 mil dos cofres públicos.

Leia mais notícias no R7 MG

Publicidade

Além dele, o ex-prefeito de Goiabeira, Hélcio Nogueira, dois engenheiros que teriam participado da concorrência apenas para dar legitimidade ao processo e o presidente da Comissão de Licitação da cidade foram indiciados. Este último também responderá por falsidade ideológica, juntamente com outros dois membros da comissão que teriam atestado em ata a abertura do envelope com as propostas apresentadas pelos participantes do processo licitatório.

Se condenado, Vicente Alves Guedes pode perder o cargo público, além de ter que devolver os recursos que teria recebido como resultado da contratação fraudulenta. Já os demais podem ter que pagar multa e perder os direitos políticos.

O inquérito foi concluído e remetido à Justiça no dia 27 de setembro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.