Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Projeto de educação alimentar amplia pesquisa entre crianças

Ideia é que projeto de Rio e SP vá para outras regiões do País

Saúde|Da Agência Brasil

Principais refeições devem ter, por exemplo, metade do prato preenchida com legumes e verduras
Principais refeições devem ter, por exemplo, metade do prato preenchida com legumes e verduras Principais refeições devem ter, por exemplo, metade do prato preenchida com legumes e verduras

O programa Meu Pratinho Saudável, lançado em 2012 pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vai ampliar este ano a pesquisa feita em outubro de 2014 com crianças e adolescentes de duas comunidades carentes das cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo: Cidade de Deus e Paraisópolis, respectivamente.

No Rio, além da Cidade de Deus, estão definidas as comunidades da Rocinha e do Vidigal, disse nesta quarta-feira (7) à Agência Brasil a coordenadora do programa, a nutricionista Elisabete Almeida.

— O que a gente tem observado é que nessas comunidades, que têm gente das classes [sociais] E e D, que nos últimos 12 anos tiveram poder de renda aumentado, a população está comendo muito mal, e é a principal população que está aumentando de peso no Brasil. É uma faixa da sociedade muito grande.

Em São Paulo, não estão definidas, ainda, as comunidades que serão analisadas, além de Paraisópolis, objeto do estudo anterior, segundo o qual as crianças e os adolescentes cariocas estão mais gordos que os paulistanos. Existe, contudo, a intenção de ampliar o programa a cidades do interior paulista.

Publicidade

A ideia é, ainda este ano, sair do eixo Rio-São Paulo e ir para outras capitais do País.

— Até fevereiro, a gente define as capitais, porque, para os eventos, dependemos de patrocínio.Já há, entretanto, várias empresas interessadas em apoiar o projeto.

Publicidade

Desta vez, além das medidas de peso e altura para cálculo do índice de massa corporal, da medição da cintura abdominal e do questionário alimentar, será feito outro questionário com perguntas referentes ao estilo de vida das crianças e adolescentes, como, por exemplo, se fazem atividades físicas, se essas práticas são dentro ou fora da escola, e outras questões que visam a mapear o que está ocorrendo com as crianças, além da alimentação, que não é saudável, como foi apurado pela pesquisa de 2014.

O programa Meu Pratinho Saudável criou metodologia baseada no prato em que se come, para facilitar o entendimento das pessoas, “porque a pirâmide alimentar, que é a base utilizada para explicar para a população o que ela deve comer e quanto, quase ninguém entende".

Publicidade

— Não importa o nível cultural ou de renda, é de difícil entendimento mesmo. Então, fizemos uma reinterpretação da pirâmide alimentar para dentro do prato.

Crianças com celular, tablet ou TV no quarto dormem menos, aponta estudo

Nas refeições principais, por exemplo, metade do prato deve ser preenchida com legumes e verduras, crus ou cozidos. Na outra metade, um quarto é para preencher com carboidrato, seja arroz, batata, macarrão, batata baroa, mandioca; já a parte restante deve ser de proteína animal (bife, frango, peixe) e de proteína vegetal (feijão, ervilha, grão de bico, soja e outros).

— Com isso, estão completos os principais grupos alimentares que a pessoa deve colocar no prato.

Como sobremesa, Elisabete indicou que deve ser dada preferência a frutas que, além de vitaminas e sais minerais, têm fibras que ajudam na digestão. A quantidade deve também ser observada, “porque a gente não precisa comer muito para viver”.

Para saber mais, os interessados podem acessar a página do programa para adultoswww.meupratosaudavel.com.br e do programa infantil www.meupratinhosaudavel.com.br.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.