Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sábado é data decisiva para colocar em dia vacinação de crianças e adolescentes

Campanha ocorre pelo País até dia 30; em São Paulo os horários no sábado são entre 8h e 17h

Saúde|Do R7

Crianças e adolescentes serão vacinados, em caso de necessidade
Crianças e adolescentes serão vacinados, em caso de necessidade Crianças e adolescentes serão vacinados, em caso de necessidade

Neste sábado (24) a mobilização da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação terá o seu dia D, em todo o Brasil, para pais ou responsáveis colocarem em dia a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes entre cinco e 15 anos incompletos.

Além de buscar a atualização determinada pelo Calendário Nacional de Vacinação, a ação visa também a diminuir o risco de transmissão de doenças que podem ser imunizadas previamente (imunopreveníveis).

Os pais ou responsáveis precisam comparecer com a Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente ou algum outro comprovante da situação vacinal. A orientação do Ministério da Saúde é para que a população confira o horário de funcionamento dos postos em cada cidade.

Na cidade de São Paulo, mais de 200 clínicas e centros municipais de saúde, entre 8h e 17h, irão verificar a situação de vacinação de crianças e adolescentes que forem a estes locais.

Publicidade

A campanha teve início no último dia 19 e se estenderá até o dia 30 de setembro. A opção pelo sábado como dia de grande movimentação ocorreu para facilitar pais que trabalham durante a semana e não podem levar seus filhos para conferir se há necessidade deles serem vacinados, de acordo com o histórico de vacinação de cada um.

Caso haja a necessidade, eles são vacinados no próprio local, de acordo com as vacinas disponíveis. A SMS (Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo) informa que para crianças menores de cinco anos, há imunização com vacinas como Pentavalente, BCG, Penumo 10, Meningo C, Rotavírus, DTP Infantil, Tríplice Viral, contra poliomielite (VIP e VOPb), varicela, hepatite A e hepatite B.

Publicidade

Além disso, estará disponível a segunda dose da vacina contra Influenza, direcionada a crianças que receberam a primeira em maio, na respectiva campanha, e ainda não completaram o processo vacinal com a segunda.

Crianças e adolescentes entre nove e 15 anos incompletos também estão incluídos na ação, tendo disponíveis as vacinas Tríplice Viral, Dupla Adulto, contra hepatite B e contra HPV (esta para meninas).

Publicidade
Uber entrou na campanha em parceria com o Ministério
Uber entrou na campanha em parceria com o Ministério Uber entrou na campanha em parceria com o Ministério

Recomendações e Uber

A recomendação do Ministério da Saúde, após alterações no esquema de vacinação contra a poliomielite, é de uma vacinação seletiva da Vacina Oral Poliomielite (VOP), ao contrário do que acontecia em anos anteriores.

Neste sentido, a orientação é para que sejam vacinadas somente as crianças que não completaram as duas doses de reforço desta vacina, para atualização formal do Calendário Nacional de Vacinação.

Vacinação contra pólio começa em setembro com formato reduzido

Vale lembrar que, de acordo com a Secretaria, as três doses da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), realizadas rotineiramente nos postos, dentro do calendário básico, já garantem a proteção contra a doença, erradicada no Brasil desde 1990.

A expectativa é que, no País, a campanha no sábado conte com a atuação de mais de 350 mil profissionais de saúde, além de 42 mil veículos, entre terrestres e fluviais, que irão assegurar a vacinação em locais de difícil acesso, dentro dos cerca de 2 mil postos de atendimento.

O Uber também entrou na campanha com a ação UberGotinha, na qual o usuário pode acionar um veículo para levar seu filho até uma unidade de saúde, sendo que, em 10 cidades, haverá descontos de até R$ 20,00 para ida e volta dos participantes. Trata-se da primeira campanha do Uber em parceria com o Ministério da Saúde.

Conheça o R7 Play e assista a todos os programas da Record na íntegra!

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.