Usuários da CPTM (SP) podem fazer teste de HIV e sífilis gratuitos
Ação ocorre nos dias 2, 3 e 4 de dezembro, na estação Itaim Paulista
Saúde|Do R7
Pessoas que circularem na estação Itaim Paulista, da CPTM (Companhia de Paulista de Trens Metropolitano), de São Paulo (SP), poderão fazer testes gratuitos para HIV e sífilis entre os dias 2 e 4 de dezembro. A ação acontece das 9h as 16h; e a expectativa é realizar cerca de 400 exames de detecção das doenças.
De quarta a sexta-feira, os usuários farão o teste em um trailer estacionado em frente à estação. A ação é realizada em parceria com a Secretaria da Saúde.
Responsável pela campanha, a coordenadora do CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), Vângela Rezende, explica que o objetivo é superar a ação de julho, que realizou 130 testes na estação e detectou dois casos positivos de HIV.
— O único instrumento de prevenção a essas doenças é o preservativo. Queremos que ele seja o mais popular possível.
Ações na Estação da Luz e Tatuapé
Outras duas estações da CPTM receberão ações de conscientização sobre a doença na terça-feira (1): a Estação da Luz, e a Estação Tatuapé, também das 9h às 16h.
Na Estação da Luz, a ação preventiva é em parceria com o Centro Franciscano de Luta contra a Aids (Cefran), que distribuirá material informativo para os usuários no saguão principal, além de esclarecer dúvidas sobre transmissão, diagnóstico e tratamento.
Superação: relato de jovem ator com aids emociona e surpreende
Já na Estação Tatuapé, a campanha é conjunta ao Instituto Vida Nova e à Associação Civil Anima, que realizarão a primeira “Mostra contra o Preconceito e Discriminação”. O objetivo é mobilizar a sociedade para o combate a qualquer indiferença em relação a portadores do HIV e disseminar o conhecimento sobre a Aids.
Haverá exibição de vídeos com depoimentos de pessoas infectadas e quem passar pela estação terá acesso ao material informativo sobre a doença. Além disso, a cada 90 minutos o Grupo Teatranima apresentará duas esquetes que retratam o diagnóstico e o convívio de um soropositivo no ambiente escolar.
Sobre DST
Segundo o Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, cerca de 734 mil pessoas são portadoras do HIV no Brasil, das quais 145 mil não têm o vírus diagnosticado.
Os testes para diagnose são rápidos, realizados a partir da coleta de uma gota de sangue extraída da ponta do dedo. Em apenas 20 minutos o usuário poderá fazer o teste, conhecer o resultado e receber o aconselhamento necessário.
O teste para sífilis também é feito em 20 minutos. A doença pode se manifestar em três estágios e as pessoas sexualmente ativas devem realizá-lo. As gestantes principalmente, pois a sífilis congênita pode causar aborto.
Serviço:
Ação Preventiva sobre a Aids
Local: Estação da Luz, linhas 7-Rubi e 11-Coral
Data: 1º de dezembro, terça-feira
Horário: Das 9h às 16h
1ª Mostra contra o Preconceito e Discriminação
Local: Estação Tatuapé, linhas 11-Coral e 12-Safira
Data: 1º de dezembro, terça-feira
Horário: Das 9h às 16h
Teste de HIV e Sífilis
Local: Estação Itaim Paulista, na Linha 12-Safira
Data: 2 a 4/12, quarta a sexta-feira
Horário: Das 9h às 16h