Homem que soltou baleia presa em rede de pesca cometeu crime ambiental? Especialista esclarece
Ibama diz que intervenções desse tipo devem ser feitas por órgãos ambientais; caso aconteceu em Palhoça, em Florianópolis (SC)
News das 19h|Do R7
O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) apura a conduta de um homem que soltou a cabeça de uma baleia que estava presa em uma rede de pesca no mar, em Palhoça, na Grande Florianópolis (SC), neste sábado (12). Ele estava em uma prancha no momento da retirada. O vídeo circulou nas redes sociais durante o fim de semana.
Segundo o órgão, há uma regulamentação específica que determina que intervenções em animais marinhos nesse tipo de situação só podem ser feitas por profissionais autorizados.
Em entrevista ao News das 19h, Rodrigo Bordalo, advogado especialista em direito ambiental, diz que “pela legislação brasileira ambiental, qualquer tipo de interferência em baleias e golfinhos pode ser entendida como molestamento intencional, proibido tanto na esfera penal quanto na administrativa".
Uma portaria do Ibama “diz expressamente que se um leigo fizer isso, a conduta será tratada como molestamento intencional, o que pode gerar uma infração administrativa com uma multa de até R$ 2.500. Portanto, embora não haja crime, pode haver uma infração administrativa”, finaliza.
Últimas

Carro sem motorista atropela mulher na rua
Veículo estava estacionado e acabou se movimentando sozinho

Prêmio da Powerball atinge R$ 9 bilhões
Valor acumulado é resultado da falta de ganhadores nos últimos sorteios; prêmio em dólares equivale a 1,7 bilhão

Intercalar água e álcool ajuda a reduzir efeitos da ressaca
Nutricionista explica como manter o corpo hidratado durante as festas de fim de ano

Mulher é atingida por forte onda ao posar para foto
Turista estava em área rochosa de praia no Egito e ficou com várias escoriações

Trump anuncia novos navios de guerra em meio à tensão com a Venezuela
Presidente americano fez anúncio no início da noite desta segunda (22), ao lado do secretário da Guerra e do secretário da Marinha

Guarda civil fica ferido após acidente de trânsito durante patrulhamento
Motorista que avançou sinal e atingiu moto do guarda foi preso em flagrante por embriaguez ao volante, dirigir sem habilitação e lesão corporal

Estudo revela aumento da obesidade entre gestantes no Brasil
Pesquisa destaca consumo excessivo de ultraprocessados como fator chave

Dengue: assintomáticos ativam mecanismos imunológicos diferentes
Segundo novo estudo, infecção estimula ação de tipo mais eficiente de linfócito

Câmera flagra acidente impressionante em Ribeirão Preto (SP)
Homem de moto foi jogado longe após impacto e não teve o estado de saúde divulgado

Motorista capota carro e veículo pega fogo em São Paulo
Câmera de monitoramento flagrou quando o condutor perdeu o controle da direção

Gripe K é variante do influenza e sintomas são os mesmos
Alerta da OMS veio devido à onda da doença mais precoce e intensa que o normal

Governo adota regras para reduzir volume de lixo plástico
Decreto cria novas metas e define que embalagens usadas voltem ao ciclo produtivo

Lei que criminaliza feminicídio entra em vigor na Itália
Pena prevista é de prisão perpétua; país registrou 106 assassinatos em 2024

Condutor é identificado após atacar homem em vulnerabilidade no interior mineiro
Idoso de 65 anos foi derrubado com um tapa em faixa de pedestres em Campos Gerais (MG)

Mulher e crianças são atingidas por carro desgovernado
Veículo invadiu calçada e capotou; não foi informado estado de saúde das vítimas



