Agrônoma faz cruzamentos e desenvolve novas variedades de rosas-do-deserto
Novas flores são batizadas com nomes de cidades e pontos turísticos do Piauí
Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
A engenheira agrônoma Inácia Araújo transformou a paixão pelas rosas-do-deserto em um projeto que destaca a identidade do Piauí. Dedicada ao cultivo da espécie desde 2012, ela passou a investir na criação de novas variedades durante a pandemia e realizou cruzamentos que resultaram em uma produção inicial de 3.500 sementes.
As flores que foram desenvolvidas por ela receberam nomes inspirados em cidades e pontos turísticos piauienses, como Teresina, Delta do Parnaíba, Serra da Capivara, Angical e Amarante.
Veja Também
Originária de regiões áridas da África e da Península Arábica, a rosa-do-deserto chama a atenção pelo tronco volumoso, conhecido como caudex, e pelas flores ornamentais de diferentes cores e formatos. A espécie também se adapta bem ao clima quente e seco do Nordeste, uma característica que contribui para sua popularidade entre os colecionadores e amantes da jardinagem.
Apesar da resistência da planta, o cultivo exige alguns cuidados. Segundo Inácia, o principal deles é utilizar um substrato drenante para evitar o excesso de umidade nas raízes. Além disso, a rosa-do-deserto precisa de boa incidência solar para se desenvolver e florescer de forma saudável. “É uma planta muito recomendável. Cada dia mais as pessoas se apaixonam”, conclui.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

















