Logo R7.com
RecordPlus

Cientistas buscam espécies resistentes de café para combater ameaças climáticas

Estudo indica que, até 2050, 20% das áreas hoje adequadas ao cultivo podem se tornar impróprias

Agronegócios|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

O avanço das mudanças climáticas tem ameaçado a produção do café arábica. Os especialistas preveem impacto severo, especialmente em países como o Brasil, maior produtor mundial. Um estudo do Rabobank indica que, até 2050, 20% das áreas hoje adequadas ao cultivo podem se tornar impróprias, reduzindo a oferta global.

Para contornar este cenário, cientistas brasileiros buscam alternativas para tornar a espécie mais resistente. Os pesquisadores cruzam genes do arábica com os de variedades mais resistentes ao calor, à seca, a pragas e a doenças.


Leia mais

“A gente pode ter variedades adaptadas às diversas regiões brasileiras onde se cultiva o café arábica, sem a necessidade de irrigação ou com o uso bastante racional da irrigação quando se fizer necessário”, diz o agrônomo Oliveiro Guerreiro Filho, em entrevista ao Record News Rural desta quarta-feira (8).

O processo, que leva décadas para ser desenvolvido, passa pela produção de mudas e por testes extremos de sobrevivência. Alguns resultados são animadores, como híbridos resistentes à ferrugem do cafeeiro ou a insetos. Mas barreiras genéticas e baixa produtividade ainda impõem um cenário de incerteza.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.