Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Mais de 200 barragens em risco estão ‘com problema de manutenção’, diz superintendente da ANA

Relatório revelou que barragens possuem dano potencial associado alto e podem atingir pessoas e estruturas em caso de rompimento

Meio Ambiente|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Desde 2011, a ANA monitora a segurança de barragens no Brasil através de relatórios anuais.
  • Em 2026, 213 barragens foram identificadas em estado crítico, com risco de afetar pessoas e infraestrutura.
  • O superintendente Rogério Menescal destaca que o problema principal é a manutenção inadequada dessas barragens.
  • É essencial que os fiscais e empreendedores tomem providências para garantir a segurança das estruturas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Desde 2011, a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) realiza um relatório de segurança para monitorar o estado de barragens pelo Brasil. Segundo o relatório, em 2025, 18 acidentes e 23 incidentes ocorreram no território nacional e, no ano de 2026, 213 estruturas se encontram em estado crítico.

Os dados são importantes, pois ajudam os órgãos fiscalizadores a evitarem novos acidentes, afirmou o superintendente adjunto de regulação de serviço e segurança de barragens da ANA, Rogério Menescal, ao Hora News desta sexta-feira (10). Ele informou que todas as 213 barragens registradas pelo estudo possuem um dano potencial associado alto e podem atingir pessoas, estradas e pontes em caso de rompimento.


“Mas ter o dano potencial associado alto ou médio [...] não é suficiente. Se elas estiverem bem mantidas, isso não é problema. A questão é quando elas estão com um estado de manutenção inadequado. Essas 213 [...] estão com problemas de manutenção. [...] No momento, não está tendo incidente ou acidente com aquela barragem. Ela está apenas mal mantida”, assegurou o superintendente.

Para evitar que a situação se agrave, Menescal aponta o papel desempenhado pelos fiscais na segurança das estruturas: “Chamar a atenção dos tomadores de decisão para que tomem alguma providência em relação à Defesa Civil e, principalmente, os empreendedores que cumpram as exigências com relação à manutenção desses equipamentos”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.