Ao vivo: Lula dá posse a novo ministro do Turismo em meio a articulações com União Brasil
Essa será a 14ª troca do governo Lula; Feliciano é ex-secretário de Turismo da Paraíba
Brasília|Rafaela Soares e Lis Cappi, do R7, em Brasília
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realiza cerimônia para receber o novo ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, nesta terça-feira (23). O evento oficializa a 14ª troca da Esplanada desde o início do governo e representa um aceno ao União Brasil, que rompeu com o Planalto.
Feliciano é ex-secretário de Turismo da Paraíba e filho do deputado federal Damião Feliciano (União-PB) e da ex-vice-governadora da Paraíba Lígia Feliciano.
A escolha pelo nome seguiu uma indicação do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), que estava presente em encontro que formalizou o convite de Gustavo Feliciano ao Ministério do Turismo. O nome também foi levado a Lula pelo presidente do União Brasil, Antônio de Rueda.

A escolha acabou com um gesto duplo, à Câmara e ao partido, que rompeu com o governo Lula em setembro deste ano. A legenda chegou a determinar que todos os filiados deixassem os cargos no governo.
A posição não foi seguida por Celso Sabino, agora ex-ministro do Turismo, que deixou o cargo no dia 17 de dezembro, após uma crise interna com o partido e que levou à sua expulsão da legenda no início do mês.
No âmbito do Congresso, o nome acena a Motta e à busca do governo pela ampliação da base entre deputados. As previsões de líderes ligados ao Planalto é de que a situação possa fidelizar ao menos parte do apoio do União a votações defendidas pelo governo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp











