Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Após quase oito meses dos atos extremistas, STF lança livro e documentário sobre o 8 de Janeiro

No início de agosto, o Ministério Público Federal pediu à Corte a condenação de 40 acusados de participar dos atos

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília


STF lança documentário e livro nesta terça-feira
STF lança documentário e livro nesta terça-feira

Após quase oito meses dos atos extremistas de 8 de janeiro, o Supremo Tribunal Federal (STF) vai lançar nesta quarta-feira (30), às 18h30, livro e documentário sobre os atos que vandalizaram as sedes dos Três Poderes da República. De acordo com a Corte, o documentário "Democracia inabalada" recapitula, por meio de depoimentos dos ministros e servidores do STF, a perplexidade diante do ataque.

O filme também aborda as etapas do esforço de recuperação do prédio em apenas três semanas. A obra tem imagens inéditas de áreas atacadas.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

Já o livro é dividido em oito capítulos que relatam a história da sede do Supremo, a invasão do prédio, as medidas adotadas para a reconstrução, a restauração das obras de arte destruídas, a campanha "Democracia Inabalada" e a sessão de abertura do Ano Judiciário com o plenário reconstituído. A publicação é composta também pelos relatos de ministros e servidores entrevistados para o documentário, além de uma galeria de fotos com imagens da destruição e reconstituição dos espaços atingidos pelos vândalos.

No início de agosto, o Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação de 40 pessoas acusadas de participar dos atos extremistas do 8 de Janeiro.

Integrantes do núcleo de executores, os réus respondem por cinco crimes: associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, além de deterioração de patrimônio tombado. Somadas, as penas podem chegar a cerca de 30 anos de prisão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.