Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Brasil e Argentina firmam parceria que acaba com limite de voos semanais entre países

'Política de céus abertos' permite que empresas aéreas determinem quantidade de voos de passageiros e de cargas

Brasília|Iasmim Albuquerque*, do R7, em Brasília

  • Google News
Limite era de 170 viagens semanais
Limite era de 170 viagens semanais Paulo H. Carvalho/ Agência Brasília

O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quarta-feira (13) que Brasil e Argentina firmaram uma parceria em torno da "política de céus abertos", que visa acabar com os limites semanais de voos regulares de passageiros e facilitar a liberação de voos cargueiros. O acordo foi feito por meio das agências reguladoras de Aviação Civil dos dois países em reuniões que aconteceram entre 6 e 7 de março.

A política permite que as empresas aéreas brasileiras e argentinas poderão determinar a quantidade de voos de passageiros que pretendem oferecer entre os dois países. Até então, havia um limite de 170 viagens semanais.


Segundo o Itamaraty, a medida dará mais flexibilidade às empresas para planejarem suas operações, podendo levar ao aumento da oferta dos serviços e à ampliação da concorrência nas rotas que ligam os países.

O acordo amplia a permissão para operações de serviços cargueiros. A partir de agora, as empresas aéreas dos dois países poderão realizar o transporte de carga internacional sem a exigência de que a operação se inicie ou termine no país de origem da companhia aérea.


Antes de negociar o acordo com Buenos Aires, a Anac brasileira negociou direitos semelhantes para cargas com Chile, Costa Rica, Cuba, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

*Sob supervisão de Fausto Carneiro

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.