Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

Brasília é a cidade onde passageiros mais esquecem itens em viagens com Uber

Capital lidera ranking com dados de 2021; objetos mais deixados nos veículos foram celulares, carteiras e mochilas, diz empresa

Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília

Brasília lidera o ranking e entre os itens mais perdidos, estão: celular, carteira e mochila
Brasília lidera o ranking e entre os itens mais perdidos, estão: celular, carteira e mochila Brasília lidera o ranking e entre os itens mais perdidos, estão: celular, carteira e mochila

Brasília está no topo da lista de cidades onde os passageiros mais esquecem seus pertences em viagens a partir do aplicativo da Uber, aponta levantamento anual da empresa, com dados referentes a 2021. As localidades que aparecem depois são Florianópolis (SC), São Luís (MA), Vitória (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Santos (SP), Curitiba (PR), Recife (PE) e São Paulo (SP).

A empresa também divulgou a lista de itens mais esquecidos pelos passageiros. Desde o primeiro levantamento, três objetos permanecem no topo: celulares, carteiras e mochilas.

A estudante de direito Laura Luísa Xavier, 23 anos, foi uma passageira que já esqueceu um de seus pertences dentro do carro. Ela deixou o celular no veículo, em uma viagem feita em 2018. Como a corrida foi solicitada pelo próprio aparelho, Laura entrou na conta dela da Uber por meio do celular de um conhecido, conseguindo falar com o motorista para combinarem a devolução.

Depois do susto, ela nunca mais esqueceu nenhum bem. Ao contrário do estudante de medicina Thiago Brasil, 21 anos, que se tornou alvo de piada entre os seus amigos pelas diversas vezes em que deixou seus pertences no veículo do app. Só neste ano, foram cinco vezes. A carteira é o objeto mais esquecido.

Publicidade

"Eu carrego muita coisa no bolso, incluindo a carteira, e às vezes acaba caindo sem eu perceber. Mas sempre pude recuperar", comentou.

Thiago considera eficaz o modelo que a Uber adotou para devolução de bens, mas acha que pode melhorar mais. "O que complica é a demora do redirecionamento da Uber para o motorista, e eu conseguir falar com ele", acrescentou.

Publicidade

Dentro da lista de achados e perdidos mais comuns, estão câmeras, chaves, óculos, roupas, fones de ouvido, caixinhas de som, garrafas de água, livros e comidas. Um item que tem ganhado destaque nos últimos meses são as compras de mercado.

Alguns objetos chamam a atenção pela peculiaridade, como obras de arte, copos stanley, discos de vinil e até garrafas de bebidas alcoólicas. Foi o caso da estudante Karolina Braun, 20 anos, que deixou a garrafa de vodka no carro do motorista.

Publicidade

Problemas na devolução

Estudante de publicidade, Karolina Braun afirmou que não conseguiu recuperar o pertence. Segundo ela, o motorista disse ter jogado a garrafa no lixo, mas a estudante não acreditou, já que estava cheia.

A garrafa de vodka não foi o único item deixado por Karolina. Ela já esqueceu celular, carteira e uma blusa de moletom. Somente o aparelho telefônico foi recuperado. "Quando a Uber devolve o que foi perdido a solução é positiva para o passageiro. Mas quando isso não acontece é um prejuízo enorme, como foi com a minha carteira."

Karolina perdeu a carteira em julho de 2021. Na ocasião, ela conseguiu entrar em contato com o motorista, mas teve sua solicitação negada por ele. "Eu tive que fazer todos os documentos de novo."

Um dado curioso do levantamento é sobre os dias e as horas mais frequentes da semana em que os passageiros costumam esquecer seus pertences: sábado, domingo e segunda-feira. E os esquecimentos acontecem mais entre 21h e 23h.

Procurada pelo R7, a Uber disse sobre as reclamações na devolução dos itens que está investindo cada vez em mais no suporte deles. "Nossa plataforma segue em 24 horas por dia e 7 dias por semana para que esses casos sejam cada vez mais raros."

Confira abaixo as orientações da Uber, caso algum item seja esquecido nos carros:

1. Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro;

2. Toque em Itens perdidos;

3. Toque em Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido;

4. Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar;

5. Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu Problemas com uma viagem específica e reembolsos clique em Objeto Perdido, depois em Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido e digite o número de telefone de um amigo. 

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.