Cinco atletas de Brasília vão participar de campeonato mundial de natação no Canadá
Dois deles chegam a competição com chances de medalhas
Brasília|Do R7

Cinco nadadores de Brasília participarão do 15º Campeonato Mundial Masters, que acontece em Montreal, Canadá, de 27 de julho a 10 de agosto. As provas de natação começam a partir do dia 3 e os atletas seguem para o torneio no fim desta semana. Fábio Orlandini, André Tauil, Breno Bajo, Rafael Aquino e Ana Paula Gonçalves serão os representantes de uma academia de Brasília.
No último mês antes do mundial, os atletas mudaram a rotina de preparação. Antes, os treinamentos eram feitos três vezes por semana com duração de 1h30 a 2 horas. Victor Pickina, professor de natação e técnico do grupo dobrou a quantidade de treinos.
— Isso foi feito para que os atletas se sentissem mais descansados e mantivessem maior contato com a água, ajudando assim, a melhorar a performance na fase final de trabalho.
Mesmo não sendo atletas profissionais, os representantes da academia Unique, de Brasília, se destacam em torneios nacionais, colecionando recordes regionais e medalhas. Dos cinco, quatro são estreantes em competições internacionais.
Fábio Orlandini, que no começo de 2013 participou de um Pan-Americano Master de Natação realizado em Sarasota, nos Estados Unidos, se tornou um grande incentivador para que o grupo também competisse fora do país.Dias antes de embarcar para Montreal, o técnico conta que o clima está ótimo.
— Todos treinaram bastante para esse momento, portanto, posso dizer que estão todos ansiosos para chegar a hora logo, nadarem bem e baixarem suas melhores marcas.
Chance de medalhas
Há um atleta brasiliense entre os favoritos de sua categoria. Rafael Aquino compete nos 50 metros livres, acima de 35 anos, e ficou com o terceiro melhor tempo no ranking da Fina (Federação Internacional de Natação) no ano passado. Ele está confiante em voltar para casa com uma medalha.
Outro nadador com chance de medalhas é Breno Bajo. Ele compete nos 400 metros e 800 metros livres na categoria acima de 35 anos. A meta dos demais nadadores é baixar a marca pessoal e terminar a competição entre os dez melhores.
O 15º Campeonato Mundial Masters é um torneio organizado pela Fina e contempla cinco modalidades aquáticas: natação, pólo, salto, nado sincronizado e maratona aquática.
