Clima seco deixa céu de Brasília coberto de fumaça; veja imagens
Imagens foram registradas no início da manhã desta terça-feira (13); temperatura pode chegar a 40º na capital nos próximos dias
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
Após 129 dias sem chuvas no Distrito Federal, o clima quente e seco provocou uma cortina de fumaça no céu de Brasília, no início da manhã desta terça-feira (13). As nuvens encheram o céu da capital, que está em alerta vermelho de perigo, devido à baixa umidade. A previsão é de que uma onda de calor aconteça entre os dias 13 e 15 de setembro, fazendo com que a temperatura possa chegar a até 40º na região Centro-Oeste. Nesta terça-feira (13), a temperatura máxima pode chegar a 32º e a mínima, 18º.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o alerta vermelho sinaliza que a umidade do ar pode atingir níveis abaixo de 12%, e algumas atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas por gerarem risco a saúde. Além do alerta atual, o DF permanece sob alerta amarelo e laranja para umidade e alerta amarelo para onda de calor, sinalizando perigo potencial.
Veja abaixo o céu de Brasília coberto por nuvens de fumaça:
O meteorologista do Inmet Mamedes Luiz explica que, entre agosto e setembro, é comum ser registrado tempos mais secos e temperaturas elevadas. Segundo o especialista, existe a possibilidade de chuva a partir da segunda quinzena de setembro, dando início à estação chuvosa e à primavera. “Ainda está tudo dentro da previsão, característica do clima neste período”, afirma.
Leia também: Polícia prende suspeitos de matar jovem com facada no peito no DF
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.