Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Coronel da PM diz em CPI que não recebeu relatórios de inteligência antes dos ataques de 8 de janeiro

O policial militar Jorge Eduardo Naime, que foi o responsável pelas operações da corporação, depôs na CPI dos atos extremistas

Brasília|Luiz Calcagno, do R7, em Brasília


Manifestantes invadem o Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023
Manifestantes invadem o Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023

O coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Jorge Eduardo Naime, ex-comandante do Departamento de Operações da corporação (DOP), afirmou que a divisão não teve acesso a relatórios de informação que mostrariam a gravidade dos atos de vandalismo de 8 de janeiro.

A afirmação foi feita em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Legislativa do Distrito Federal, que investiga os protestos que resultaram na invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.

O DOP é o departamento responsável pelo planejamento da segurança na Esplanada. De acordo com o coronel, a única informação que a corporação tinha do então secretário-executivo da Secretaria de Segurança, Fernando Oliveira, “era de 10h da manhã de sexta-feira, de uma manifestação com baixa adesão”.

Leia também

Ainda segundo o coronel, as informações repassadas no grupo de WhatsApp que reunia a cúpula da Segurança Pública e outras autoridades não eram relatórios de inteligência, mas informes, que não permitem o planejamento da corporação, e sim ações de contenção. As ações de contenção são executadas no momento de protestos, e não são preparadas com antecedência.


Sobre o efetivo de policiamento no local, ele disse não ter tido contato. O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), questionou o uso de apenas 200 policiais da escola de formação, e ele admitiu que não é o padrão da corporação; que é normal a utilização desses militares, mas com o acompanhamento de policiais mais experientes.

O número é bem inferior ao da posse do presidente Lula, de 2.193 militares na área da Esplanada, proximidade, rodoviária do Plano Piloto e em estações de metrô.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.