CPMI do INSS: mesmo com derrota na instalação, governo quer ficar com vice-presidência
Deputado Duarte Jr. (PSB-MA) pode pleitear a vice-presidência da comissão
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Após sair derrotado na eleição à presidência e na escolha da relatoria da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende angariar apoio para ganhar a eleição para vice-presidência do colegiado.
Segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), o deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) pode ser o candidato ao posto. A expectativa é de que o pleito ocorra já na próxima semana.
LEIA MAIS
O indicado do governo e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), à presidência da comissão era o senador Omar Aziz (PSD-AM). Contudo, ele foi derrotado pela oposição, que lançou a candidatura do senador Carlos Viana (Podemos-MG).
Viana recebeu 17 votos, enquanto Aziz teve 14. Após ser eleito, Viana indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para relatar a CPMI.
Com a derrota de Aziz, o governo também perdeu a relatoria do colegiado. O parlamentar apoiado pelo Executivo e o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), era o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO).
Durante a sessão de votação, o governo perdeu por dois votos, que seriam do MDB e do PDT. No entanto, como os titulares não estavam presentes, pela ordem do bloco partidário da Câmara, dois deputados do PL substituíram os votos — o que deu a vitória à oposição.
Após o ocorrido, Randolfe admitiu que teve culpa na derrota governista, mas ponderou que o grupo deve ter maioria nas próximas votações.
Além disso, o bloco designou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), para coordenar a bancada do governo no colegiado.
Perguntas e Respostas
Qual é o objetivo do governo após a derrota na CPMI do INSS?
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende angariar apoio para conquistar a vice-presidência da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), após ter sido derrotado na eleição para a presidência e na escolha da relatoria da comissão.
Quem pode ser o candidato à vice-presidência da CPMI?
O deputado federal Duarte Jr. (PSB-MA) é o nome cogitado para pleitear a vice-presidência da comissão, segundo o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
Quando está prevista a eleição para a vice-presidência da CPMI?
A expectativa é que a eleição para a vice-presidência ocorra já na próxima semana.
Quem foi o indicado do governo para a presidência da CPMI e qual foi o resultado da votação?
O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi o indicado do governo e do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), para a presidência da CPMI. No entanto, ele foi derrotado pela oposição, que lançou a candidatura do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que recebeu 17 votos contra 14 de Aziz.
Quem foi indicado para relatar a CPMI após a eleição?
Após a eleição, o senador Carlos Viana indicou o deputado Alfredo Gaspar (União-AL) para relatar a CPMI.
Qual foi a consequência da derrota de Omar Aziz para o governo?
Com a derrota de Omar Aziz, o governo também perdeu a relatoria do colegiado, que ficaria com o deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO), apoiado pelo Executivo e pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB).
Como ocorreu a votação e qual foi o papel dos partidos na derrota do governo?
Durante a votação, o governo perdeu por dois votos, que seriam do MDB e do PDT. No entanto, como os titulares não estavam presentes, dois deputados do PL substituíram os votos, resultando na vitória da oposição.
O que disse Randolfe Rodrigues sobre a derrota do governo?
Randolfe Rodrigues admitiu que teve culpa na derrota governista, mas ponderou que o grupo deve ter maioria nas próximas votações.
Quem foi designado para coordenar a bancada do governo na CPMI?
O bloco designou o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), ex-ministro da Secom (Secretaria de Comunicação Social), para coordenar a bancada do governo no colegiado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
