Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Defesa Civil dá dicas de como se proteger durante o ciclone no Sul do Brasil; confira

Ciclone extratropical vai atingir principalmente os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília

Ciclone extratropical vai atingir o Sul do Brasil nesta quarta
Ciclone extratropical vai atingir o Sul do Brasil nesta quarta

A Defesa Civil, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) deram dicas de como a população pode se proteger do ciclone extratropical que vai atingir a região Sul do país, principalmente Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a partir desta quarta-feira (12).

O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do MIDR, Tiago Molina Schnorr, alerta que as chuvas podem ocasionar inundações, alagamentos e deslizamentos em áreas de encosta e pede atenção da população. Ele afirma que em áreas de risco de deslizamento, é preciso ficar atento à movimentação do terreno. De acordo com o especialista, trincas e rachaduras em postes e paredes declinações de cercas e árvores são possíveis sinais de que um deslizamento pode acontecer.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


Em caso de ventos fortes, Schnorr afirma que casas de madeira e chalés não costumam ser seguras e recomenda que a população procure casas de alvenaria para se abrigar. Ele recomenda ainda que as pessoas evitem estacionar veículos perto de árvores, postes ou placas. O coordenador sugere também evitar trafegar em rodovias e não utilizar veículos leves ou caminhões em formato baú, por serem mais suscetíveis a fortes ventos.

O especialista reitera que, em caso de sinais de inundações e deslizamentos, é preciso sair do local de risco e entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou os Bombeiros pelo 193. Schnorr também recomenda que população se cadastre para receber as mensagens da Defesa Civil pelo celular. Para se cadastrar no serviço, é preciso enviar um sms para o número 40199 com o CEP do local onde reside. Dessa forma, em caso de alerta na região, as pessoas cadastradas são avisadas mais rapidamente.


“As dicas são simples, mas essas dicas de autoproteção salvam vidas. Vamos todos atuar como Defesa Civil nesses próximos dias e, a partir disso, garantir uma população mais segura e diminuir os impactos relacionados a esse ciclone que vai atingir os estados da região Sul”, finaliza o coordenador.

O ciclone

Segundo o Inmet, no Rio Grande do Sul, ventos começam a ficar fortes logo na manhã de quarta-feira e se intensificam ao longo do dia, podendo chegar a 110km/h em alguns lugares, principalmente na região leste do estado e na parte de serra. Também existe previsão de muita chuva entre quarta (12) e quinta-feira (13), com volume pluviométrico que pode ultrapassar 100 milímetros. A Defesa Nacional pede atenção especial à região metropolitana de Porto Alegre para chuvas e vento forte.


Na quinta-feira (13), os ventos devem começar a atingir Santa Catarina. O ciclone deve se deslocar para o leste, em direção ao oceano, mas fortes ventanias devem chegar ao estado do Rio de Janeiro até sábado.

Entre sexta-feira (14) e sábado (15), os ventos devem perder intensidade mas ainda seguem fortes, principalmente no litoral do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Ainda de acordo com o Inmet, após a passagem da frente fria que está associada ao ciclone, uma massa de ar frio vai começar a atuar no Sul na sexta-feira, com previsão de geada em vários pontos da região, como serra da Mantiqueira e no sul de São Paulo. As temperaturas devem ficar próximas de zero nas serras gaúchas e catarinenses. No sábado o frio permanece.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.