Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

DF lidera ranking de casas com acesso à internet no país; mais de 97% têm conexão

Apesar disso, 116 mil pessoas no DF ainda não acessam a rede; cerca de 48% delas dizem que nem sequer sabem usar a internet

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Uso de internet é recorde no DF
Uso de internet é recorde no DF Uso de internet é recorde no DF

O Distrito Federal é a unidade da federação com a maior proporção de residências com conexão à internet: 97,7%. O índice está na Pesquisa Nacional por Amostras de Domícilios (PNAD) e se refere ao quarto semestre de 2021. O resultado foi divulgado nesta sexta-feira (16).

O levantamento pesquisou o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação. Nos últimos cinco anos, o acesso à rede vem crescendo na capital federal, e alcançou 95,6% dos brasilienses acima de 10 anos, o que equivale a 2,5 milhões de moradores.

Segundo o IBGE, nas casas onde há internet, a renda média por pessoa é de R$ 2.560. Os principais usuários são os estudantes: 98% deles utilizam a internet; entre os que estão fora da escola, 94,9% acessam a rede.

Nesse sentido, os jovens seguem como o grupo etário que mais utiliza o recurso: 99,4% dos que têm entre 20 e 24 anos estão conectados. Já os idosos são os que menos acessam: 80,4% das pessoas a partir dos 60 anos usaram a internet no último trimestre de 2021.

Publicidade

O IBGE constatou que os usuários acessam a rede sobretudo para enviar e receber mensagens de texto, fotos e áudios por meio de aplicativos e emails, chamadas de voz ou vídeo, bem como para consumo de conteúdos como séries e filmes.

A principal forma de acesso é pelo celular. Nas casas onde há o uso da internet, 99,6% dos acessos ocorrem pelo smartphone; 65,9%, pelo computador; e 59%, pela TV. Apesar disso, a instalação de conexão por banda larga fixa saltou de 80,4%, em 2016, para 88,7%, no ano passado.

Publicidade

Telefone fixo e celular

Um item em desuso nos domicílios é o telefone fixo. Enquanto isso, o alcance do celular é recorde. Em 2021, 30,3% das casas mantinham o fixo — em 2019, a proporção era de 39,2%. Quanto ao aparelho celular, 99,1% detêm o item.

Com 2,47 milhões de pessoas com 10 anos ou mais de posse de um celular, no ano passado, o DF atingiu a maior taxa de cobertura da internet móvel: 97,2%.

Publicidade

Computador

Em 67,1% das residências, os moradores responderam que possuem computador, inclusive de modelos portáteis, como laptops, notebooks e tablets. A pesquisa aponta para uma tendência de queda na posse desses bens: a proporção encolheu na comparação com o aferido no quarto trimestre de 2016, quando estavam presentes em 70,2% das residências.

À margem

Ainda que esteja no 1º lugar no ranking de acesso à internet no país, 116 mil pessoas no DF a partir de 10 anos não se conectaram no período pesquisado. Cerca de 48% delas afirmaram que não sabem usar a internet. Outras 31% disseram não ter interesse no recurso.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.