Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

TSE rejeita pedido de Lula para proibir plataformas de recomendar perfis de Nikolas e Marçal

Decisão do tribunal impede, contudo, a dupla de divulgar conteúdos produzidos ou alterados por inteligência artificial

2026|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
A dupla foi alvo de outra ação do TSE sobre republicação de conteúdos já vetados Rerodução/ Câmara dos Deputados; Renato Pizzutto/Band

O corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Villas Bôas Cuêva, rejeitou pedido da chapa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para impedir a Meta de recomendar os perfis do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) e do empresário Pablo Marçal para usuários que não os seguem.

“A exclusão indistinta das superfícies de recomendação alcançaria também conteúdos lícitos, independentemente de sua natureza, contexto ou vinculação com as irregularidades apontadas, com repercussões relevantes sobre a liberdade de expressão e a circulação de informações no período eleitoral”, diz o ministro.

‌

A decisão, proferida nesta sexta-feira (23), também considerou atendido o pleito feito pela coligação para impedir a recomendação de publicações em collab do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). Isso porque a própria plataforma tem como regra limitar o alcance de posts de candidatos.

Leia Mais

A campanha de Lula suspeitava que a prática de Flávio de publicar junto com aliados fosse uma forma de driblar tal restrição. Mas a Meta afirmou que também aplica a limitação de alcance em casos como esse.

‌

O magistrado, contudo, determinou que Nikolas e Marçal se abstenham de divulgar “conteúdos sintéticos produzidos/alterados por inteligência artificial”, materiais manipulados, fatos sabidamente inverídicos ou acusações criminosas.

Para a Meta e o X (antigo Twitter), detrminou que, a partir deste sábado (24), cumpram a política de não recomendar proativamente conteúdos político-eleitorais de Nikolas e Marçal a quem não os segue. Também vedou amplificação artificial de publicações dele.

‌

🗳️Eleições 2026: leia todas as notícias sobre a disputa

🤳🏽Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp 📲

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.