Governador do DF admite que hospitais públicos e privados estão em colapso com surto de dengue
Nessa quinta-feira (22), durante um evento com empresários, o governador fez a declaração por conta do avanço da doença
DF no Ar|Do R7
Nessa quinta-feira (22), durante um evento com empresários, o governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha (MDB) admitiu que os hospitais das redes pública e particular estão em colapso por conta do avanço da dengue.
Nesta semana, Ibaneis anunciou a contratação de 200 médicos temporários, além de especialistas efetivos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.
Para o presidente do Sindicato dos Médicos do Distrito Federal, de forma parecida com o que houve na pandemia, os atendimentos gerais estão prejudicados porque faltou prevenção.
Na noite dessa quinta-feira (22), o painel Infosaúde, da Secretaria de Saúde do DF, indicava que a taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto, pediátrico e neonatal nos hospitais da rede pública estava acima de 95%. Com isso, havia pelo menos 100 pacientes, incluindo seis crianças e um bebê, à espera de uma vaga.
Especialistas afirmam que o pico da doença no Distrito Federal deve ser alcançado somente em abril. Até agora, em 2024, segundo o mais recente boletim epidemiológico divulgado pelo GDF, foram registradas 38 mortes por dengue e mais de 81 mil casos prováveis da doença por aqui. Cenário que, além de prejudicar atendimentos e tratamentos de rotina, sobrecarrega quem está na linha de frente.
VEJA TAMBÉM:
Tendas de hidratação de dengue realizam 37 mil atendimentos em um mês no DF
Em meio à crise de dengue, Ibaneis anuncia que vai contratar 200 médicos temporários no DF
DF chega a 81 mil casos prováveis e 38 mortes causadas pela dengue