Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

DF tem desabastecimento e grandes filas na vacinação infantil

Público de 5 a 11 anos deve receber as doses da vacina da Pfizer. Alguns pontos de vacinação ficaram sem o imunizante 

Brasília|Vanessa Marques e Lucas Nanni Do R7, em Brasília

A falta de vacinas contra a Covid-19 para a imunização infantil causou grandes filas nos postos de saúde do Distrito Federal na manhã desta quarta-feira (26). Pais ou responsáveis não conseguiram realizar a imunização das crianças em pontos como as UBS (Unidade Básica de Saúde) localizadas no Cruzeiro e Lago Norte, por exemplo. 

Desde terça-feira (25), a orientação da Secretaria de Saúde de Saúde é vacinar o público de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades ou deficiências, com as doses da vacina pediátrica da Pfizer. Já a Coronavac é usada para imunizar crianças a partir de 6 anos, sem comorbidades.

Vacinação em criança contra a Covid-19
Vacinação em criança contra a Covid-19

Desorganização nos postos

A servidora pública Larissa Marques reclamou da falta de organização nos pontos de vacinação do DF. Ela contou que foi vacinar o filho na UBS 1, localizada no Cruzeiro, na última segunda-feira (24), e os portões fecharam às 16h45, 15 minutos antes do horário anunciado de encerramento.

"Eu cheguei no posto de saúde às 16 horas. Foram entregues formulários para preencher na fila, até a última pessoa que estava na minha frente. Várias pessoas que tinham o papel foram embora e em nenhum momento eles avisaram que não iriam atender quem não tivesse o formulário."

Horários de vacinação infantil contra Covid-19 nesta quarta-feira
Horários de vacinação infantil contra Covid-19 nesta quarta-feira

Segundo a Secretaria de Saúde, as doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19 estão regularizadas e a campanha de imunização não corre qualquer risco de interrupção. A pasta ressaltou que em “alguns casos as unidades estão suscetíveis aos desabastecimentos pontuais, dadas as condições de armazenamento e aclimatação das doses, em algumas unidades de saúde. Nestes episódios, viaturas das redes de frio — regionais e da central — são notificadas e prontamente se deslocam até o local para fazer o abastecimento”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.