Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Distrito Federal recebe 90 ônibus novos para renovação de frota

Durante a entrega dos novos veículos, o governador Ibaneis Rocha comentou a expectativa de lançar licitação para construção do BRT Norte

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

Ibaneis visitou novos ônibus nesta segunda-feira Agência Brasília/divulgação - 16.12.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, entregou na manhã desta segunda-feira (16), 90 ônibus novos para a renovação da frota da capital do país. Os veículos são da empresa Marechal e vão atuar nas linhas da área 4, nas regiões administrativas do Guará, Park Way, Arniqueiras, Águas Claras, Taguatinga e Ceilândia.

Ibaneis destacou também a expectativa de lançar a licitação para construção do BRT Norte até o fim do ano.

Veja Mais

“Nós pegamos um sistema totalmente desconforme, da época do DFTrans, que trazia muitos prejuízos e era objeto de muitas fraudes e corrupção. Então, tivemos que refazer todo um sistema. Acabar com o DFTrans foi o primeiro passo, depois fizemos a parceria com o BRB, implantando tecnologia dentro do sistema e acabando com as fraudes”, explicou.

Ibaneis detalhou que o governo fez uma reorganização das linhas para tentar melhorar o atendimento à população. “Fizemos também um processo de renovação dos contratos, com o apoio do Tribunal de Contas, e, nos contratos, cobramos das empresas a renovação de todos os ônibus. Com isso, conseguimos atingir hoje a frota mais moderna do Brasil, com ônibus equipados com toda a tecnologia, com ar-condicionado para conforto da população, e com câmeras internas para segurança”, disse.


O chefe do Palácio do Buriti lembrou que na semana passada foi extinto o uso do dinheiro em espécie no transporte público. “O que evita os assaltos e melhora a qualidade de vida dos trabalhadores que transitam com mais segurança. E vamos continuar cobrando o que falta de renovação de frota. Além disso, estamos há seis anos sem ter aumento. Nós só tivemos aumento da tarifa em 2019 e, de lá para cá, a gente vem absorvendo, através do nosso sistema, e graças ao equilíbrio fiscal que nós implantamos nas contas do DF, esses reajustes”, disse.

Mais infraestrutura para o transporte

Ibaneis também disse que tem expectativa de lançar o edital do BRT Norte até o fim do ano. “Estive conversando com o Fauzi [Nacfur, presidente do DER-DF], e ele está terminando de fechar o edital. Nós já temos recursos assegurados através de financiamentos que assinamos com o BRB e a gente começa a obra após a licitação, já no início do ano que vem, com previsão de dois ou três anos de obra, para que a gente tenha ela totalmente concluída e feche o transporte do DF através do BRT”, afirmou.


O governador comentou que a topografia do DF impede a expansão do metrô para a região Norte. “Nós sabemos que o ideal seria que todo mundo andasse de metrô, mas a nossa topografia impede que a gente tenha, por exemplo, metrô na região norte. Acho que a expansão que nós podemos pensar e que já está sendo analisada pelo secretário [de Obras] Valter Casimiro, é ali para a região do Recanto das Emas e do Gama. Já existem estudos para que os próximos governantes possam fazer essa expansão de metrô para essas outras regiões” afirmou.

Frota mais nova do país

O Secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, explicou que com a renovação dos 90 ônibus, o DF conta com a frota mais nova do país. “A empresa Marechal era a última que faltava para renovar os veículos, que foi uma determinação do governador na renovação dos contratos. Estava condicionada essa renovação de frotas, isso está acontecendo. Já foram entregues 225 ônibus, faltam ainda cerca de 150, que estão sendo fabricados e entregues. Com esses 90 veículos, nós já temos a frota mais nova do Brasil, mais moderna e menos poluente, com tecnologia que a gente chama de Euro 6, que polui menos. A nossa média de idade fica abaixo de quatro anos”, declarou.

A tecnologia Euro 6 emite menos poluentes e conta com ar-condicionado, sistema de freios moderno e portas de ambos os lados para facilitar o embarque e desembarque nos corredores exclusivos da EPTG e do Boulevard. Além disso, o ônibus conta com a suspensão com sistema de “ajoelhamento” para promover mais acessibilidade, facilitando a entrada e saída de todos os passageiros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.