‘Essa parece ser a mais grave crise institucional da história do Supremo’, afirma especialista
Sessão histórica desta terça (15) discute a possibilidade de investigar o ministro Alexandre de Moraes por mensagens com Daniel Vorcaro
Brasília|Do R7, com RECORD NEWS
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou nesta terça-feira (15) a sessão que pode julgar o ministro Alexandre de Moraes por sua relação com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro. A primeira parte da sessão foi marcada por troca de acusações entre os ministros.
Segundo a professora de Direito Constitucional Lilian Cazola, em entrevista ao Conexão Record News desta terça, esta é uma das mais graves crises institucionais da história do Supremo. Para ela, a troca de farpas entre ministros já era esperada.
“O que a gente pode esperar é realmente uma tarde longa de discussões, e eu até acrescento: não sabemos nem se esse julgamento — na verdade, não é um julgamento de mérito em torno da culpabilidade de algum ministro, mas sobre a possibilidade de abrir investigações específicas sobre o ministro Alexandre de Moraes — [...] pode ser que nem termine a sessão hoje, que esse julgamento precise se estender por mais algum momento.”
Lilian também tratou da isonomia entre os ministros e disse que “todos têm o mesmo papel, mesmo peso e função na Corte e não há uma hierarquia entre eles.” Ela explica que as divisões de funções são administrativas, em que o presidente conduz os trabalhos no tribunal e não possui hierarquia maior sobre outro magistrado.
No início da reunião desta manhã, foram manifestados impedimentos por parte dos ministros Nunes Marques e Toffoli devido a razões pessoais ou possíveis conflitos na análise deste caso específico. Já o ministro Gilmar Mendes pediu a suspensão do julgamento.
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!















