Ibaneis anuncia construção de creches e unidade de saúde em Arapoanga
Governador disse que pretende iniciar as obras na nova região administrativa da capital no começo de 2024
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, diz que o GDF vai começar a construir creches e uma unidade de pronto atendimento em Arapoanga no primeiro semestre de 2024. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (10) durante visita à nova região administrativa da capital do Rocha país.
"Vamos trazer toda a instalação dos equipamentos públicos que são necessários e que são cobrados por essa população a partir de 2024. Nós vamos lançar mãos às obras para entregar diversos equipamentos, vamos trazer escolas, creches, unidade de pronto atendimento e a sede da administração. Nós temos também que implementar o terminal rodoviário que não existe na cidade. Muita coisa, mas já está tudo projetado", declarou.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Questionado sobre a nomeação de servidores da Polícia Civil, Ibaneis disse que fará chamamento ainda este ano. Conforme reportagem com dados obtidos pelo R7, o número de servidores na corporação alcançou o percentual mais baixo da última década.
"Na hora certa devem ser nomeados, para ter tranquilidade, estar tudo pronto e programado. Até dezembro a gente faz a nomeação de 300 policiais civis e 300 penais, mais o pessoal da educação e equipes de Saúde", afirmou.
Castração de pets
Ibaneis também visitou o Centro de Ensino da Primeira Infância (CEPI) Tucano e o Parque Ecológico Sucupira, em Planaltina. A unidade administrativa terá pelos próximos dois meses, trailers do Projeto Castra-DF, com castração gratuita de cães e gatos, instalados no Parque Ecológico.
O projeto vai atender as organizações não governamentais (ONGs) e protetores independentes com mais de dez animais e também a população em geral. Apenas em Planaltina, serão oferecidas 600 castrações para cachorros e 400 para gatos. Mas até o fim do primeiro semestre de 2024, o governo pretende realizar cinco mil cirurgias.
O cadastro para participar do programa começou nesta sexta-feira e vai até sábado (11), com a publicação da lista final de animais selecionados no próximo dia 13, no site da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). Antes da cirurgia, os pets passam por exames de sangue e cardiológico, sem custo para o tutor.
Profissionalização
O programa Castra-DF também oferece cursos profissionalizantes na área de banho e tosa, estética, administração e gestão de pet shops, cuidador e passeador de cães. As aulas serão ofertadas presencialmente e transmitidas ao vivo pelo canal da Sema no YouTube. Para se cadastrar, a partir do dia 13, os interessados devem ir até o Parque Sucupira realizar a inscrição.