Governador Ibaneis espera contratar 240 médicos para reduzir sobrecarga do DF
Medida foi aprovada pela Câmara Legislativa nesta terça; Ibaneis Rocha disse que 67 pediatras devem ser chamados
Brasília|Do R7, em Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse que vai contratar 240 médicos para reduzir a sobrecarga no atendimento público da capital. A medida foi aprovada pela Câmara Legislativa do DF, que avaliou o projeto sobre alteração de despesas de pessoal do govrno. Com isso, os profissionais de saúde aprovados em concurso poderão ser chamados. A expectativa das novas contratações foi comentada nesta quarta-feira (3) por Ibaneis durante assinatura de ordem de serviço para ampliar um trecho de 6 km na BR-040.
"Liberei o mês passado a contratação de mais profissionais na área médica e com essa contratação que vem agora [de 240 médicos] teremos cerca de 60 pediatras que vão entrar na rede para poder facilitar esse atendimento. Nós temos que lembrar que estamos em um momento de crise por conta da dengue e que a Covid-19 também está voltando. Por isso, pedi uma nova campanha para alertar a população, que devemos estar lançando também o mais breve possível", disse Ibaneis.
O governador afirmou que sofre ao ver as dificuldades de atendimento médico enfrentados na capital. "Por isso estamos trabalhando no nosso orçamento para melhorar a qualidade do atendimento médico no DF." Ele alertou a população sobre a baixa adesão das vacinas no DF.
O chefe do Palácio do Buriti destacou que a dengue começou a "arrefecer", conforme análise de especialistas. "A preocupação na contratação desses médicos é porque nós estamos com uma lotação muito grande nos hospitais e depois dessa lotação, quando passar o período da dengue, vamos ter um volume muito grande de tratamentos eletivos que precisam ser cuidados. Então a gente faz esse esforço para contratar."
Ibaneis aproveitou a manhã desta quarta para participar de diversas entregas em Santa Maria. Ele assinou uma ordem de serviço para a ampliação de um trecho de 6 km da BR-040, que vai sair do entrocamento do monumento Solarius, conhecido como "Chifrudo", até a entrada da Marinha. "As obras começam imediatamente e esperamos que isso destrave o trânsito aqui dessa região, que vemos a dificuldade todos os dias."
Os trabalhos serão realizados na lateral da via, e a expectativa é que não tenha nenhum tipo de bloqueio ou alteração do trânsito da rodovia nos 210 dias de obras previstas. Ao todo, a iniciativa prevê um investimento de R$ 13,1 milhões. O governo avalia que a ampliação vai beneficiar aproximadamente 100 mil motoristas que trafegam na via vindos de Santa Maria, Cidade Ocidental, Céu Azul, Valparaíso e Novo Gama.
O deputado federal Gilvan Máximo (Republicanos) destacou a importância da medida. "Vamos garantir melhoria no trajeto diário desses trabalhadores que precisam todos os dias passar pela BR-040", disse.
Fila por creche
Ibaneis assinou uma ordem de serviço para a construção de uma Unidade Básica de Saúde na quadra 109 de Santa Maria; a reforma de grama sintética para o campo de futebol do Residencial Santos Dumont; e a construção de estacionamentos e calçadas na quadra 415 da região. Ibaneis reforçou o compromisso de reformar a feira de Santa Maria. Segundo ele, a obra está em licitação e deve ser iniciada ainda neste semestre.
Ibaneis inaugurou o Centro de Educação da Primeira Infância Rosa do Campo, que teve investimento de R$ 4,2 milhões e vai atender 200 crianças de até 6 anos no ensino infantil, do berçário à pré-escola, em tempo integral. As aulas estão previstas para começar na segunda-feira (8).