Governo do DF oferece cursos profissionalizantes gratuitos
Iniciativas são realizadas em parceria com instituições privadas em Ceilândia, no Sol Nascente e Pôr do Sol e no Recanto das Emas
Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal, em parceria com a iniciativa privada, lançou três projetos voltados para a profissionalização de pessoas. As iniciativas são direcionadas principalmente para os jovens em situação de vulnerabilidade social.
Jovem Eficaz
O projeto Jovem Eficaz, do Instituto Eleva, em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, está oferecendo seis cursos gratuitos com início em 16 de agosto deste ano. O objetivo é auxiliar jovens de baixa renda a entrar no mercado de trabalho.
Entre os cursos fornecidos, estão marketing digital, tecnologia e inovação, empreendedorismo para pequenos negócios, informática para redes sociais, fotografia e DJ.
Para alcançar jovens entre 15 e 29 anos, as aulas vão abordar gestão e inovação tecnológica. Os cursos serão ministrados ao lado da Administração Regional de Ceilândia. As inscrições estão abertas para os três turnos (matutino, vespertino e noturno).
Após conclusão dos cursos, o aluno receberá um certificado de 50 horas e ficará no banco de dados do Instituto Eleva, o que possibilita o encaminhamento para futuras vagas de emprego.
Para saber mais da programação dos cursos e se inscrever, acesse o site da Even 3.
Capacita Digital
O projeto Capacita Digital está oferecendo 300 vagas em cursos gratuitos de informática com ênfase em redes sociais, fotografia e negócios digitais. Cada um deles terá duas turmas por dia (das 8h às 12h, e das 14h às 18h). As vagas são limitadas, sendo 50 alunos por turma.
As aulas acontecerão de 22 de agosto a 2 de setembro no Sol Nascente e Pôr do Sol. Antes delas, é preciso realizar as inscrições de forma on-line, pelo site O que vem por aí, ou presencial, entre os dias 8 e 21 de agosto, na administração regional.
Mesmo quem fizer a pré-matrícula on-line deverá comparecer à administração regional para confirmar a inscrição a partir de 15 de agosto. É necessário levar documento de identificação oficial com foto e comprovante de residência.
O projeto tem apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Distrito Federal, com a oferta de 40h por curso para jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social na região.
Empreender Criativo
O projeto Empreender Criativo tem por finalidade despertar o empreendedorismo por meio de cursos gratuitos profissionalizantes de fotografia, DJ e informática em redes sociais. A aulas acontecerão no Recanto das Emas. As inscrições estão abertas até 11 de setembro.
As aulas serão ministradas entre 12 e 23 de setembro. Estão disponíveis 225 vagas. A iniciativa é da Associação Luta pela Vida em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF.
Os cursos têm a duração de 40h, no turno matutino ou vespertino. Para se inscrever, o interessado deve preencher o este formulário (clique aqui para acessar).
*Estagiária sob a supervisão de Fausto Carneiro