Governo troca gestão do Ipea e exonera presidente
Carlos von Doellinger será substituído pelo subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia, Erik Alencar de Figueiredo
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
O governo federal trocou a gestão do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) e exonerou o presidente Carlos von Doellinger. A decisão está publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (9).
Amigo próximo de Paulo Guedes, Doellinger estava no governo desde janeiro de 2019, quando substituiu o ex-presidente do instituto Ernesto Lozardo.
Leia também: Inflação de janeiro pesou quase o dobro para os mais pobres, diz Ipea
No lugar de Doellinger, foi nomeado Erik Alencar de Figueiredo. Ele ocupava a função de subsecretário de Política Fiscal do Ministério da Economia. Figueiredo tem pós doutorado na Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos, e doutorado em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
O Ipea é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Economia responsável pelo levantamento e divulgação de dados econômicos do Brasil. As informações produzidas pelo instituto balizam as ações governamentais necessárias para o desenvolvimento de políticas públicas e melhorar os indicadores econômicos do país.