Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Ibaneis anuncia vacinação de crianças a partir de 3 anos no DF

Público elegível para doses da Coronavac é estimado em 80 mil crianças; secretaria aguarda orientação do governo federal

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Governador Ibaneis Rocha
Governador Ibaneis Rocha

A vacinação no Distrito Federal das crianças entre 3 e 5 anos para a Covid-19 com a Coronavac vai começar nesta segunda-feira (18), a partir das 13h. Foi o que anunciou o governador Ibaneis Rocha (MDB). 

A decisão vem na esteira da recomendação do Ministério da Saúde, após parecer da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19. A ampliação da autorização de uso emergencial da Coronavac foi aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) na quarta-feira (13).

Leia também

Desde o aval da Anvisa, a inclusão das crianças até 3 anos entre o público elegível para a vacinação contra a Covid-19 foi anunciada em outras 6 capitais: Rio de Janeiro (RJ), Fortaleza (CE), Salvador (BA), São Luís (MA), Boa Vista (RR), Belém (PA) e Manaus (AM).

Apesar da confirmação do governador, a Secretaria de Saúde do DF informou que aguarda nota técnica do Ministério da Saúde com as orientações sobre a vacinação de crianças a partir de 3 anos "com as instruções sobre a vacinação do novo grupo (dosagem; novos envios de lotes; prazos de reforço; entre outros)". 


Além disso, a pasta destacou que, para dar início à campanha, será necessário aguardar o envio de doses por parte do governo federal. O público incluído é estimado em 80 mil crianças. Atualmente, o estoque dispõe de 10.560 vacinas da Coronavac. Por ora, todo o estoque remanescente será utilizado para dar início à vacinação. 

Vacinação infantil

Até a ampliação na campanha de vacinação infatil para a Covid-19, crianças de 5 a 11 anos eram imunizadas com a Pfizer pediátrica, enquanto a Coronavac já estava liberada para uso em crianças a partir dos 6 anos.

A vacinação dos pequenos entre 3 e 5 anos com a Coronavac começa em meio à baixa adesão à campanha de imunização para o coronavírus. Até esta segunda-feira, cerca de 31,1% das 263 mil crianças de 5 a 11 anos no DF não começaram o esquema vacinal. Para completar a imunização infantil, a recomendação é aplicar duas doses.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.