Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Itamaraty parabeniza Gustavo Petro por vitória na Colômbia

Em nota, governo reafirmou o 'compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais' com país vizinho

Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia
Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia Gustavo Petro foi eleito presidente da Colômbia

O governo brasileiro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, divulgou nesta terça-feira (21) uma nota em que parabeniza Gustavo Petro pela vitória nas eleições à Presidência da Colômbia. 

"Ao desejar ao presidente eleito êxito no desempenho de suas funções, o governo brasileiro reafirma seu compromisso com a continuidade e o aprofundamento das relações bilaterais com a Colômbia, com vistas ao bem-estar, prosperidade, democracia e liberdade de nossos povos", afirma o comunicado.

Petro derrotou Rodolfo Hernández e foi eleito presidente colombiano no último domingo (19).

De acordo com o Registro Nacional, 98,2% das urnas haviam sido apuradas quando o resultado foi anunciado. Petro alcançou 50,51% dos votos pouco depois das 19h20 (de Brasília), enquanto Hernández atingiu 47,22%. A diferença foi de cerca de 717 mil votos. O total foi de 22 milhões de votos.

Publicidade

O novo presidente terá que formar maiorias e vencer a resistência de militares e empresários para governar um país dividido sobre seu mandato. Em seu primeiro discurso, Petro enviou uma mensagem tranquilizadora ao empresariado, que durante a campanha o acusou de promover um socialismo fracassado.

"Foi uma campanha de mentiras e medo, que iríamos expropriar os colombianos, destruir a propriedade privada [...] Nós vamos desenvolver o capitalismo na Colômbia. Não porque o adoramos, mas porque primeiro temos que superar a pré-modernidade", disse à multidão que celebrava sua vitória.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.