Lago Norte vai regularizar situação de ambulantes, quiosques e trailers
Equipe que fará parte do Plano de Ocupação de Ambulantes foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta-feira (29)
Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília

A situação de quem trabalha como vendedor ambulante ou em quiosques e trailers no Lago Norte, no Distrito Federal, vai ser discutida por um Grupo de Trabalho formado por servidores da Região Administrativa. A lista com os integrantes que farão parte da equipe responsável por elaborar o Plano de Ocupação de Ambulantes foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feira (29). O prazo para concluir o estudo é de 30 dias.
O adminstrador interino do Lago Norte, Anderson Tolêdo, afirmou ao R7 que o objetivo do plano é atender à legislação. "Estamos planejando a cidade, e isso inclui a questão de realocação e de manutenção dos locais onde existe ocupação de forma irregular. Vamos conversar com os proprietários de trailers e quiosques na tarde desta terça-feira [3] e depois vamos conversar com os moradores. Nosso objetivo é não confrontar com a legislação atual. Não podemos permitir a instalação desse equipamentos no perímetro rodoviário ou próximo a comércio regular, por exemplo", afirmou.
"A ideia é chegar num consenso para uma ocupação regular capaz de atender moradores e comerciantes. Precisa ser democrático e participativo", acrescentou Anderson, que assumiu o comando da regional no lugar de Marcelo Ferreira, que disputará uma vaga como deputado distrital nas eleições deste ano.
O Plano de Ocupação de Ambulantes vai ser finalizado após o prazo estabelecido no Diário Oficial, mas essa é a primeira etapa da regularização, explica o administrador. "Não é de imediato. Depois de elaborado, precisamos apresentá-lo à Seduh [Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação] e a outros órgãos, como a Secretaria das Cidades, para podermos sacramentar o plano", disse Anderson Tolêdo.