Livro sobre construção da paz em ambientes escolares é lançado no DF
Publicação do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios pretende incentivar espaços de diálogo para resolver conflitos
Brasília|Giovana Cardoso*, do R7, em Brasília
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) lançou nesta quinta-feira (29) um livro sobre a importância da construção da cultura de paz em ambientes escolares.
De acordo com o tribunal, o livro e projeto "Vozes da Paz – Uma Experiência de Mediação Comunitária nas Escolas" também têm o objetivo de incentivar espaços de diálogo como forma de resolução de conflitos e gestão democrática.
O programa realizado pela Justiça Comunitária busca realizar atividades que envolvam os segmentos escolares com alternativas para a solução de conflitos da comunidade, sendo dentro ou fora do ambiente das escolas.
Segundo o projeto, o "Vozes da paz" trabalha para que os alunos entendam que existem alternativas "para a resolução de seus conflitos por meio do diálogo, do respeito e da cooperação".
A coordenadora do projeto, juíza Glaúcia Foley, falou mais sobre o programa (veja no vídeo abaixo):
O representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Carlos Arboleda, afirmou durante o evento que o projeto, além de promover a paz nas escolas e na comunidade, também representa "mais um passo na concretização das metas da agenda 2030".
O evento também homenageou os agentes comunitários da Justiça e Cidadania, que atuam na solução de conflitos de cada comunidade.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro