Brasília Lula diz que Dino e Gonet ‘eram as melhores pessoas’ para indicação ao STF e PGR

Lula diz que Dino e Gonet ‘eram as melhores pessoas’ para indicação ao STF e PGR

Os dois tiveram nomes anunciados na última segunda-feira (27) para assumir as vagas no STF e PGR, respectivamente

  • Brasília | Luiz Fara Monteiro, enviado especial da Record à Arábia Saudita, e Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

Lula diz que indicados ao STF e PGR são qualificados

Lula diz que indicados ao STF e PGR são qualificados

Ricardo Stuckert/Presidência da República - 24.11.2023

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (29), na Arábia Saudita, que Flávio Dino e Paulo Gonet “eram as melhores pessoas” para indicação às vagas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no comando da Procuradoria-Geral da República (PGR). Nesta segunda-feira (27), os nomes de Dino e Gonet foram anunciados para assumir as vagas no STF e PGR, respectivamente.

Lula comentou que indicou os nomes agora para que o Senado tenha tempo de analisar e fazer o debate com Dino e Gonet antes do encerramento das atividades no Congresso.

“Indiquei os dois porque entendi que os dois eram as melhores pessoas que eu podia indicar. Espero que o Senado estude e analise os nomes deles e faça o debate que precisa fazer, e espero que os dois sejam indicados, porque, se eu não fizesse agora, eu não teria tempo de colocar em debate os nomes deles antes do encerramento da atividade do Congresso. Acho que são duas pessoas altamente qualificadas para assumir tanto a Suprema Corte quanto a Procuradoria-Geral da República”, disse o presidente.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Assine a newsletter R7 em Ponto

Dino é o atual ministro da Justiça e Segurança Pública. Caso receba o sinal verde dos parlamentares, ele assume a vaga no STF aberta com a aposentadoria de Rosa Weber, no fim de setembro. Gonet ocupa o cargo de vice-procurador-geral eleitoral. Se for aprovado pelos senadores, ocupará o posto de Augusto Aras, que se aposentou também no fim de setembro. Desde então, o posto máximo da PGR é comandado interinamente pela subprocuradora-geral da República, Elizeta Ramos.

Encontro com presidente de Israel

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos para participar da 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 28), Lula comentou um possível encontro com o presidente de Israel, Isaac Herzog. O presidente do Brasil afirmou que poderá conversar com ele a respeito da repatriação de brasileiros em Gaza, caso o mandatário israelense participe da COP.

“Olha, se ele estiver na COP eu posso conversar com ele porque já conversei duas vezes com ele. Ainda temos brasileiros em Israel, e quero ver se consigo trazer todos os brasileiros em Israel”, comentou.

Últimas