Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula envia ao Congresso projeto que cria universidades Indígena e do Esporte

Previsão é de que as universidades entrem em funcionamento em 2027, caso projeto seja aprovado no Congresso

Brasília|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula enviou ao Congresso projetos de lei para criar a Universidade Federal Indígena e a Universidade Federal do Esporte.
  • As universidades devem começar a funcionar em 2027, com grupos interministeriais trabalhando em sua implementação até lá.
  • A lei do incentivo ao esporte foi sancionada, aumentando deduções de imposto de renda para projetos esportivos e tornando a lei permanente.
  • A Universidade Federal Indígena visa valorizar saberes indígenas e reparar a educação colonial, enquanto a UFEsporte atenderá jovens de baixa renda com diversas modalidades esportivas.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula participou da cerimônia ao lado dos ministros Esther Dweck, Rui Costa e Camilo Santana Ricardo Stuckert / PR - 27.11.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (27) projetos de lei que criam duas novas universidades federais: a Unind (Universidade Federal Indígena) e a UFEsporte (Universidade Federal do Esporte). Durante o discurso, o petista reforçou a importância da educação e comentou sobre o papel do Estado para a comunidade indígena.

“Cabe ao Estado servir aos indígenas e não se servir deles. Por isso essa universidade é uma coisa necessária para dar a vocês um direito que nunca deveria ter sido tirado. E a universidade do esporte, é a mesma coisa. A gente não pode permitir que o esporte sobreviva pelo milagre de cada um individualmente”, disse.


O projeto foi encaminhado ao Congresso Nacional nesta quinta-feira (27). Os grupos técnicos interministeriais responsáveis pelo desenho das instituições atuarão ao longo de 2026. A previsão é de que as universidades entrem em funcionamento em 2027.

“Universidade indígena será uma oportunidade potente para reparar e superar a educação colonial que impôs o achatamento e esvaziamento ontológico do nosso ser indígena” disse o representante dos povos indígenas, Gersem Baniwa.


Veja mais

Universidade Federal Indígena

Em abril do ano passado, o governo federal instituiu um grupo de trabalho para subsidiar a criação e a implementação de uma universidade indígena no país.

Segundo a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a medida é uma “valorização dos saberes indígenas”.


“A Política Nacional de Participação Indígena está sendo discutida há quase trinta anos. Agora, conseguimos reunir todas essas informações e o ministro [da Educação], Camilo [Santana], rapidamente assinou uma portaria instituindo um grupo de trabalho para a criação da primeira universidade indígena”, declarou no começo deste mês.

Universidade Federal do Esporte

Desde maio deste ano, Lula cita a UFEsporte. A iniciativa, de acordo com o presidente, é voltada a jovens de baixa renda, com ofertas variadas e aulas com profissionais de diversas modalidades.


“Será uma universidade para que a gente possa praticar tudo e com profissionais, com gente, com especialistas de excelência, para a gente não ficar devendo nada a ninguém”, declarou Lula. A ideia original era criar uma faculdade voltada apenas ao futebol.

Lei de Incentivo ao Esporte

O projeto de lei que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte foi sancionado pelo governo nesta quarta-feira (26). O texto modifica os limites de dedução do Imposto de Renda, de 2% para 7%, aplicáveis a pessoas físicas e jurídicas que destinam parte do tributo a projetos esportivos. Com a permanência da lei, é eliminada a necessidade de renovações periódicas do texto, que antes eram feitas a cada cinco anos.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.