Em gesto de aproximação, Lula recebe Lira e líderes da Câmara no Palácio da Alvorada
Presidente da República tenta se aproximar do Congresso Nacional em momento de crise entre o poder Executivo e Legislativo
Brasília|Hellen Leite, do R7, em Brasília
Em um gesto de aproximação do Parlamento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convocou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e líderes partidários para um jantar no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. O evento acontece num momento de crise entre o Legislativo e o Executivo e foi sugerido por Lira como uma maneira de facilitar as negociações com o Congresso.
Lula também convidou ministros do governo para o encontro. Participam do jantar Fernando Haddad (Fazenda), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República).
A proposta do encontro é informal, sem uma agenda pré-definida. Isso porque Lula tem a intenção de usar o momento para discutir o projeto de lei que gradualmente reonera a folha de pagamento, bem como o destino do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos). Na outra ponta, líderes devem aproveitar a ocasião para reivindicar distribuição das emendas parlamentares.
Lula também pretende conversar nos próximos dias com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entre os temas, está a análise dos vetos presidenciais que serão colocados em pauta nas sessões do Congresso no primeiro semestre do ano. No entanto, a reunião ainda não foi agendada devido à falta de compatibilidade de agendas.
Nesta sexta-feira (23), Lula viaja ao Rio de Janeiro para participar da inauguração das operações do BRT Transbrasil e do lançamento de um edital de patrocínio para projetos de cultura.
Veja a lista dos participantes
1 - Ministro Rui Costa
2 - Ministro Fernando Haddad
3 - Ministra Luciana Santos
4 - Ministro Alexandre Padilha
5 - Ministro Paulo Pimenta
6 - Arthur Lira (PP- AL)
7 - Márcio Jerry (PCdoB-MA)
8 - Luciano Bivar (União-PE)
9 - José Guimarães (PT-CE)
10 - Antônio Brito (PSD - BA)
11 - Damião Feliciano (União-PB)
12 - Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ)
13 - Gleisi Hoffmann (PT-PR)
14 - Afonso Motta (PDT-RS)
15 - DR. Luizinho (PP-RJ)
16 - Odair Cunha (PT-MG)
17 - Isnaldo Bulhões (MDB-AL)
18 - Luciano Amaral (PV-AL)
19 - Luiz Penna (PV- SP)
20 - João Campos - vice-presidente do PSB e prefeito de Recife (PE)
21 - Gervásio Maia (PSB-PB)
22 - Romero Rodrigues (PODE-PB)
23 - Hugo Motta (Republicanos-PB)
24 - Elmar Nascimento (União-BA)
25 - Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)