Lula visita o Inep acompanhado de Paulo Pimenta e Camilo Santana antes do início do Enem
Exame é realizado em 1.750 municípios do país; 3,9 milhões de estudantes fazem Enem neste domingo e no próximo, dia 12
Brasília|Giovanna Inoue, do R7
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) neste domingo (5), dia em que é realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país. O Inep coordena o exame. Acompanhavam o presidente os ministros Camilo Santana (Educação) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), a primeira-dama, Janja da Silva, e o presidente do Inep, Manuel Palacios.
O presidente entrou pela garagem com uma comitiva de sete veículos. Esta é a primeira vez que o presidente visita o instituto em dia de Enem. Lula conheceu a sala de onde o exame é monitorado. Segundo o Inep, todos os malotes de provas foram entregues no horário e, até a abertura dos portões, não havia sido registrado nenhum problema nos locais de provas.
R7 e Aprova Total vão divulgar gabarito extraoficial e farão correção ao vivo
Lula já havia se manifestado sobre o exame. Neste sábado, em suas redes sociais, o presidente destacou a importância do Enem no futuro dos estudantes brasileiros. "Depois do Enem, você vai perceber como a sua vida vai começar a mudar. Eu desejo a vocês toda a sorte do mundo", disse. Lula ainda fez uma brincadeira ao "ensinar" aos alunos o que é uma jaca (veja abaixo).
Neste domingo, 3,9 milhões de estudantes farão a primeira prova do Enem em busca de uma vaga em cursos universitários. O exame, que avalia o aluno que conclui o ensino médio, acabou se tornando a principal porta de entrada para o ensino superior no país. A prova é aplicada em duas etapas, neste domingo e no próximo (12), em 1.750 municípios do país.