Ministério da Saúde inicia distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra gripe
Desse total, a pasta começou a dividir 5,4 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butatan
Brasília|Plínio Aguiar, do R7, em Brasília

O Ministério da Saúde iniciou, a partir de sexta-feira (21), a distribuição de 35 milhões de doses da vacina contra a gripe. As doses serão distribuídas em todos os estados das regiões Nordeste, Sul, Centro-Oeste e Sudeste. Desse total, a pasta começou a dividir 5,4 milhões de doses do imunizante produzido pelo Instituto Butatan. A previsão para o início da campanha de reforço da vacinação é em 7 de abril para o público-alvo.
Leia mais
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, supervisionou a entrega em Brasília. “Nosso objetivo é fazer com que o Brasil tenha o maior e mais diverso sistema vacinal do mundo. Nossa meta é imunizar 90% do público prioritário e vamos disponibilizar vacina para isso”, afirmou.
Conheça, abaixo, o público-alvo da vacinação:
- Trabalhadores da Saúde;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
A pasta recomenda o início da vacinação para os estados e municípios assim que receberem as doses, apesar de estar marcada para 7 de abril. A ideia, inclusive, é ter o envolvimento direto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin na campanha contra a gripe. Segundo Padilha, a estratégia de imunização é da Saúde.
O Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. Desse total, 67,6 milhões serão distribuídas no primeiro semestre para Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, estão previstas 5,9 milhões de doses para a região Norte - isso alinhado ao período de maior circulação viral no local. O investimento total com a medida é de R$ 1,3 bilhão, com público-alvo de 81 milhões de brasileiros.