Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Palestras, shows, robôs e até solo de Marte no sertão; veja destaques da Campus Party em Brasília

Evento no estádio Mané Garrincha reuniu 135 mil pessoas em cinco dias; veja principais atrações e novidades no mundo da tecnologia

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Espaço dentro da Campus Party Brasília, que terminou neste domingo (27)
Espaço dentro da Campus Party Brasília, que terminou neste domingo (27) Espaço dentro da Campus Party Brasília, que terminou neste domingo (27)

A quarta edição da Campus Party Brasília terminou neste domingo (27) com as últimas atrações e atividades com as novidades no mundo da tecnologia. Ao longo de cinco dias, 135 mil estiveram no estádio Mané Garrincha aproveitando palestras, vendo a ação de robôs, usando óculos de realidade virtual de última geração e até conhecendo o solo de Marte por meio de simulação no sertão do Nordeste.

A programação teve início na última quarta-feira (23). O evento foi realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e palestras virtuais. Confira o que rolou em cada dia do festival:

Quarta-feira

Na manhã de quarta-feira (23) o secretário de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Maximo, juntamente com o CEO da Campus Party, Tonico Novaes, e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, conversaram com a imprensa antes da abertura dos portões para os “campuseiros”. O grupo pagante do evento ficou acampado em 2,2 mil barracas disponibilizadas no Estádio Mané Garrincha, onde aconteceu a feira.

Time de organizadores da Campus Party Brasília, na inauguração da Feira Tecnológica
Time de organizadores da Campus Party Brasília, na inauguração da Feira Tecnológica Time de organizadores da Campus Party Brasília, na inauguração da Feira Tecnológica

Naquela noite, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o DJ Bhaskar foram as atrações musicais, em shows gratuitos abertos para toda a população. "Em dez anos de realização do evento no Brasil, nunca foi feito algo com essa magnitude. Estou muito feliz com esse retorno. A Campus Party é a cara de Brasília”, ressaltou Novaes.

Publicidade

Quinta-feira

O público geral foi liberado para conferir a Open Campus, área gratuita do festival no início do primeiro dia oficial de evento. Estandes de startups, jogos, batalha de drones, hockey de robôs e outras atrações poderiam ser prestigiadas. A disputa entre robôs que aconteceu em um minicampo de hockey chamou a atenção dos visitantes. Os “jogadores” poderiam ser operados pelos participantes usando o próprio celular, trazendo mais facilidade na hora de comandar um "atleta".

A arena de drones passou a receber o público na quinta-feira, continuando até o último dia do festival. Um grupo de crianças de Café sem Troco, região rural do DF, visitou a região central da capital pela primeira vez durante o evento. Os estudantes de 10 a 12 anos puderam brincar com os drones pela primeira vez e pilotaram carrinhos de controle remoto usando óculos imersivos. 

Publicidade

A quinta-feira também marcou o início do ciclo de palestras com convidados. Temas como economia, empreendedorismo e sustentabilidade foram abordados nos quatro principais palcos do evento. Todos os espaços da feira homenagearam acontecimentos e utensílios geeks.

O professor e pesquisador Júlio Rezende, criador do projeto “Habitat Marte”, uma estação análoga ao planeta Marte localizada no sertão do Rio Grande do Norte, realizou uma palestra interativa na tarde de quinta e sexta-feira. O espaço está em operação desde 2017 e recebe diversos visitantes do país, para uma experiência semelhante a uma viagem espacial. Rezende explicou como surgiu o projeto e como o local realiza pesquisas para um ambiente autossustentável. 

Publicidade

Leia mais: Professor conta como simulou solo de Marte no sertão do Rio Grande do Norte

Sexta-feira

As atividades interativas continuaram durante toda a sexta-feira (25). As palestras começaram às 12h e seguiram até 21h55, em todos os palcos do festival. Aconteceram apresentações de projetos por estudantes de vários locais do Brasil. Um dos destaques foi o lançamento do programa de inovação do Ministério da Saúde.

Idealizadores do projeto InovaDados explicam projeto na 4ª edição da Campus Party Brasília
Idealizadores do projeto InovaDados explicam projeto na 4ª edição da Campus Party Brasília Idealizadores do projeto InovaDados explicam projeto na 4ª edição da Campus Party Brasília

A palestra teve a participação da Diretora de Ciência e Tecnologia, Alessandra Siqueira, o ministro substituto da Saúde, Rodrigo Otávio, a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Sandra de Castro.

Os três representantes da Campus Party Brasil no evento, Novaes, Farruggia e Ricardo Queiroz, anunciaram o “InovaDados”, uma plataforma que será desenvolvida para convergir todos os dados nacionais e pesquisas científicas na área da saúde. A iniciativa deve ser concluída em sete meses numa parceria entre o Instituto Campus Party e o governo federal.

Sábado e domingo

No fim de semana, a Campus Party Brasília recebeu seus principais palestrantes, que se apresentaram ao público pagante na Arena. O empresário e ilusionista Pyong Lee esteve no palco Artemis III no início da tarde de sábado. O desenvolvedor tecnológico Jordan Soles, ganhador do Emmy – maior premiação para programas televisivos – por efeitos visuais na série Game of thrones, também participou da programação, naquela noite.

Veja também: Alunos da zona rural têm primeiro contato com drones na Campus Party Brasília 

Desfiles e concursos de cosplay, atividades interativas, jogos, premiações e diversas outras atividades e atrações fizeram parte do final de semana, dias mais visitados do evento.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.