Palestras, shows, robôs e até solo de Marte no sertão; veja destaques da Campus Party em Brasília
Evento no estádio Mané Garrincha reuniu 135 mil pessoas em cinco dias; veja principais atrações e novidades no mundo da tecnologia
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília
A quarta edição da Campus Party Brasília terminou neste domingo (27) com as últimas atrações e atividades com as novidades no mundo da tecnologia. Ao longo de cinco dias, 135 mil estiveram no estádio Mané Garrincha aproveitando palestras, vendo a ação de robôs, usando óculos de realidade virtual de última geração e até conhecendo o solo de Marte por meio de simulação no sertão do Nordeste.
A programação teve início na última quarta-feira (23). O evento foi realizado de forma híbrida, com atividades presenciais e palestras virtuais. Confira o que rolou em cada dia do festival:
Quarta-feira
Na manhã de quarta-feira (23) o secretário de Tecnologia e Inovação do DF, Gilvan Maximo, juntamente com o CEO da Campus Party, Tonico Novaes, e o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, conversaram com a imprensa antes da abertura dos portões para os “campuseiros”. O grupo pagante do evento ficou acampado em 2,2 mil barracas disponibilizadas no Estádio Mané Garrincha, onde aconteceu a feira.
Naquela noite, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro e o DJ Bhaskar foram as atrações musicais, em shows gratuitos abertos para toda a população. "Em dez anos de realização do evento no Brasil, nunca foi feito algo com essa magnitude. Estou muito feliz com esse retorno. A Campus Party é a cara de Brasília”, ressaltou Novaes.
Quinta-feira
O público geral foi liberado para conferir a Open Campus, área gratuita do festival no início do primeiro dia oficial de evento. Estandes de startups, jogos, batalha de drones, hockey de robôs e outras atrações poderiam ser prestigiadas. A disputa entre robôs que aconteceu em um minicampo de hockey chamou a atenção dos visitantes. Os “jogadores” poderiam ser operados pelos participantes usando o próprio celular, trazendo mais facilidade na hora de comandar um "atleta".
A arena de drones passou a receber o público na quinta-feira, continuando até o último dia do festival. Um grupo de crianças de Café sem Troco, região rural do DF, visitou a região central da capital pela primeira vez durante o evento. Os estudantes de 10 a 12 anos puderam brincar com os drones pela primeira vez e pilotaram carrinhos de controle remoto usando óculos imersivos.
A quinta-feira também marcou o início do ciclo de palestras com convidados. Temas como economia, empreendedorismo e sustentabilidade foram abordados nos quatro principais palcos do evento. Todos os espaços da feira homenagearam acontecimentos e utensílios geeks.
O professor e pesquisador Júlio Rezende, criador do projeto “Habitat Marte”, uma estação análoga ao planeta Marte localizada no sertão do Rio Grande do Norte, realizou uma palestra interativa na tarde de quinta e sexta-feira. O espaço está em operação desde 2017 e recebe diversos visitantes do país, para uma experiência semelhante a uma viagem espacial. Rezende explicou como surgiu o projeto e como o local realiza pesquisas para um ambiente autossustentável.
Leia mais: Professor conta como simulou solo de Marte no sertão do Rio Grande do Norte
Sexta-feira
As atividades interativas continuaram durante toda a sexta-feira (25). As palestras começaram às 12h e seguiram até 21h55, em todos os palcos do festival. Aconteceram apresentações de projetos por estudantes de vários locais do Brasil. Um dos destaques foi o lançamento do programa de inovação do Ministério da Saúde.
A palestra teve a participação da Diretora de Ciência e Tecnologia, Alessandra Siqueira, o ministro substituto da Saúde, Rodrigo Otávio, a secretária de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde, Sandra de Castro.
Os três representantes da Campus Party Brasil no evento, Novaes, Farruggia e Ricardo Queiroz, anunciaram o “InovaDados”, uma plataforma que será desenvolvida para convergir todos os dados nacionais e pesquisas científicas na área da saúde. A iniciativa deve ser concluída em sete meses numa parceria entre o Instituto Campus Party e o governo federal.
Sábado e domingo
No fim de semana, a Campus Party Brasília recebeu seus principais palestrantes, que se apresentaram ao público pagante na Arena. O empresário e ilusionista Pyong Lee esteve no palco Artemis III no início da tarde de sábado. O desenvolvedor tecnológico Jordan Soles, ganhador do Emmy – maior premiação para programas televisivos – por efeitos visuais na série Game of thrones, também participou da programação, naquela noite.
Veja também: Alunos da zona rural têm primeiro contato com drones na Campus Party Brasília
Desfiles e concursos de cosplay, atividades interativas, jogos, premiações e diversas outras atividades e atrações fizeram parte do final de semana, dias mais visitados do evento.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.