Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Polícia apreende arma usada na 1ª Guerra Mundial após disparos no DF

Três homens foram presos depois que a equipe de militares ouviu disparos na região do Varjão. Pistola é avaliada em R$ 15 mil

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Pistola apreendida pela PMDF
Pistola apreendida pela PMDF Pistola apreendida pela PMDF

A Polícia Militar prendeu três homens suspeitos de disparo de arma de fogo no Distrito Federal na noite deste domingo (15). O armamento usado por eles chamou a atenção dos policiais: tratava-se de uma pistola Mauser C96, muito usada durante a 1ª Guerra Mundial.

Por volta das 20h, a equipe do 24º Batalhão patrulhava a região do Varjão quando ouviu um estampido de disparo de arma de fogo e se deslocou no sentido do barulho. No trajeto, os policiais escutaram o som de mais três tiros. Quando eles chegaram à quadra 5, testemunhas informaram aos militares que os disparos vinham de um carro branco e apontaram o local onde estava o veículo.

Os PMs encontram o automóvel, que estava estacionado em frente a uma casa onde acontecia uma festa. Um jovem que carregava um objeto preto entrou no veículo, que arrancou. Em seguida, a viatura passou a perseguir o carro e os policiais abordaram os ocupantes.

Durante a revista, os policiais encontraram a pistola no chão, junto ao passageiro, e ficaram surpresos ao verificar o tipo de arma. Logo em seguida, um terceiro rapaz, de 21 anos, que estava na casa onde ocorria a festa saiu da residência e assumiu que tinha sido ele que disparara a arma.

Publicidade

O trio foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia (Paranoá), onde a ocorrência foi registrada. O jovem de 21 anos ficou preso e os demais foram liberados. 

A pistola Mauser C96 foi uma das primeiras a ser produzidas em massa no mundo, em 1896, na Alemanha. Por isso foi amplamente utilizada em conflitos como a 1ª Guerra Mundial (1914-1918). O Exército da antiga União Soviética também usou a arma na guerra do Afeganistão (1979-1989).

Por ser um item antigo, a pistola é muito procurada por colecionadores e pode ser negociada por cerca de R$ 15 mil.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.