Presidente do TJDFT entrega revitalização do 'Palacinho', que teve investimento de R$ 6 milhões
Em sessão de encerramento ao ano Judiciário, desembargador Cruz Macedo destacou importância do espaço na história do Tribunal
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Cruz Macedo, entregou nesta terça-feira (19) a revitalização do Bloco D da sede do tribunal, mais conhecido como Palacinho, do Fórum Desembargador Milton Sebastião Barbosa. A obra é considerada uma das principais realizações da atual gestão da Corte e teve a ordem de serviço assinada em dezembro de 2022, com investimento de R$ 6 milhões.
Na sessão de encerramento do ano judiciário realizada na tarde desta terça-feira (19), Cruz Macedo destacou que o Palacinho "é um símbolo do Poder Judiciário" do Distrito Federal. "É um espaço marcante, já com mais de 20 anos, por isso essa revitalização é motivo de orgulho para nós. Esse plenário sempre foi muito elogiado por todos e é considerado um patrimônio material da Justiça", afirmou.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
O presidente do órgão aproveitou para comentar a posse de 22 juízes substitutos na capital do país, realizada nesta segunda-feira (18), com destaque à igualdade de gênero: 11 juízes e 11 juízas. "Comemorem muito, pois é uma grande conquista que não poderia concretizar sem o fundamental apoio dos familiares", declarou.
As obras do Palacinho incluíram reforço estrutural da laje da cobertura do prédio, além do reforço da base da escada e revitalizações.
Orçamento e creches
Sobre o balanço deste ano, Cruz Macedo garantiu que todo o orçamento de 2023 vai ser executado. "Felizmente, nosso orçamento está sendo executado e ficaremos muito bem localizados nesse item. Tarefa difícil de ser cumprida, porque requer planejamento, e nem sempre outros setores do Judiciário alcançam a execução de todo o seu orçamento", afirmou.
O presidente reforçou a importância dos servidores, principalmente no recebimento do quinto prêmio do Conselho Nacional de Justiça de qualidade, na categoria Diamante, entregue ao órgão no início deste mês.
Cruz Macedo acrescentou o trabalho realizado pelo Tribunal durante a pandemia e no chamamento de novos servidores para fortalecer o trabalho dos desembargadores.
Na sessão, os desembargadores destacaram que este ano o órgão atuou em mais de 5 mil ações de temas da infância e juventude, assim como sessões de mediação interinstitucional, voltadas ao direito da população a creches públicas e a pré-escola. O TJDFT anunciou que fez um acordo com a Defensoria Pública e o MPDFT para cumprir decisões judiciais voltadas a Vara de Infância e Juventude.