Sistema de bilhetagem de ônibus do Distrito Federal passa por instabilidade nesta terça
Cartões vale-transporte e especial não estão sendo validados; Secretaria permitiu acesso dos passageiros pela porta traseira
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
O sistema de bilhetagem automática do Distrito Federal amanheceu com instabilidade nesta terça-feira (16). Segundo relatos de motoristas e cobradores, desde às 4h da manhã alguns cartões, como vale-transporte e cartão especial, usado por pessoas com deficiência, não estão sendo validados na roleta do transporte público em alguns ônibus e no BRT.
O problema foi confirmado pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), que informou, contudo, “que os passageiros que tiverem problemas nos cartões estão sendo admitidos pela porta traseira para garantir o transporte coletivo a todos os usuários”.
Ao R7, passageiros do Santa Maria relataram que fiscais estão atuando para permitir a passagem de quem não consegue a validação pelo cartão. A Semob diz que já entrou em contato com o BRB Mobilidade, “que é o gestor de bilhetagem automática”, para "solucionar o problema o mais rápido possível".
Em resposta, o BRB Mobilidade disse que "as equipes técnicas estão trabalhando para resolver a situação". "As catracas que apresentam a ocorrência estão liberadas para o usuário", reforçou o órgão.