Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Tarcísio pede autorização a Moraes para visitar Bolsonaro em Brasília

Governador de São Paulo quer se encontrar com o ex-presidente nesta terça-feira (16)

Brasília|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Tarcísio de Freitas pediu autorização a Alexandre de Moraes para visitar Jair Bolsonaro em Brasília.
  • Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão e está sob prisão domiciliar.
  • Essa será a primeira reunião entre Tarcísio e Bolsonaro desde a condenação.
  • O governador paulista é cotado para a presidência e busca apoio para a anistia de Bolsonaro.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ex-presidente Jair Bolsonaro acena para apoiadores ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repubicanos), durante ato pela anistia dos envolvidos nas invasões em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023, na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), neste domingo, 6. 06/04/2025
Tarcísio quer visitar Bolsonaro, que está em prisão domiciliar GABRIEL SILVA/E.FOTOGRAFIA/ESTADÃO CONTEÚDO - 6.4.2025

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), pediu autorização ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília, na terça-feira (16). Condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro está em prisão domiciliar por ter descumprido medidas cautelares.

A previsão era que Tarcísio viajasse à capital federal nesta segunda-feira (15) para continuar as articulações pela aprovação da anistia a Bolsonaro pelo Congresso Nacional, mas ele adiou a viagem.


leia mais

Essa será a primeira vez que o governador paulista vai se encontrar com o padrinho político desde que Bolsonaro foi condenado pelo STF, na última quinta-feira (11). A última reunião entre os dois foi no início de agosto, dias após o ex-presidente começar a cumprir a prisão domiciliar.

Tarcísio é cotado para se candidatar a presidente da República no ano que vem. O centrão aumentou a pressão para que o ex-presidente aponte o governador como seu herdeiro político ainda neste ano. Em contrapartida, os partidos que compõem o bloco trabalhariam para aprovar a anistia a Bolsonaro.


Depois de passar a semana retrasada em Brasília articulando a aprovação do projeto, Tarcísio optou pela discrição durante a reta final do julgamento de Bolsonaro. A expectativa é que ele retome as articulações na capital federal a partir desta terça-feira.

O governador fez uma série de gestos nas últimas semanas para se vacinar de críticas que vinha sofrendo. Ele disse que o primeiro ato como presidente da República será conceder indulto a Bolsonaro, criticou abertamente o STF e Moraes durante manifestação na Avenida Paulista e mergulhou de vez na tentativa de aprovar a anistia.


Perguntas e Respostas

Qual foi o pedido feito por Tarcísio de Freitas ao ministro Alexandre de Moraes?

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, pediu autorização ao ministro do STF Alexandre de Moraes para visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro em Brasília.


Quando Tarcísio planejava realizar a visita a Bolsonaro?

A visita estava prevista para a terça-feira, dia 16, mas Tarcísio adiou sua viagem à capital federal, que estava inicialmente marcada para segunda-feira, dia 15.

Qual é a situação atual de Jair Bolsonaro?

Jair Bolsonaro foi condenado a 27 anos de prisão pela tentativa de golpe de Estado e atualmente está em prisão domiciliar por descumprir medidas cautelares.

Quando foi a última vez que Tarcísio se encontrou com Bolsonaro?

Essa será a primeira vez que Tarcísio se encontrará com Bolsonaro desde a condenação do ex-presidente pelo STF, que ocorreu na última quinta-feira, dia 11. A última reunião entre eles foi no início de agosto, após Bolsonaro começar a cumprir a prisão domiciliar.

Qual é a expectativa em relação à candidatura de Tarcísio?

Tarcísio é cotado para se candidatar à presidência da República no próximo ano, e há pressão do centrão para que Bolsonaro o aponte como seu herdeiro político ainda este ano.

O que Tarcísio fez nas últimas semanas em relação à anistia a Bolsonaro?

Nas últimas semanas, Tarcísio fez gestos para se proteger de críticas e afirmou que seu primeiro ato como presidente seria conceder indulto a Bolsonaro. Ele também criticou abertamente o STF e Moraes e se dedicou a tentar aprovar a anistia.

Qual é a expectativa para as articulações de Tarcísio em Brasília?

Após uma semana de articulações em Brasília, Tarcísio deve retomar as discussões sobre a anistia a partir da terça-feira, dia 16.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.