Termina nesta quarta-feira prazo de renovação de CNH vencida em agosto de 2021
Extensão do período de renovação ocorreu devido a pandemia de Covid-19; biometria é o primeiro exame no processo
Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Termina nesta quarta-feira (31) o prazo para os motoristas do Distrito Federal renovarem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que estiver vencida desde agosto de 2021. A extensão dos prazos ocorreu por causa da Resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), devido a pandemia da Covid-19. Com o fim do prazo, os condutores que precisam renovar a CNH devem iniciar hoje o processo de renovação e, após a coleta da biometria, agendar os exames para emissão do novo documento.
O Prazo de renovação vale também para as Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC), vencidas entre março de 2020 e dezembro de 2021.
O cronograma de renovação do documento inclui os certificados de cursos especializados que não constam na Carteira de Habilitação e a PPD (Permissão para Dirigir). O exame de biometria é o primeiro exame no processo de renovação, onde será coletada uma foto do condutor, além das assinaturas virtual e a biométrica.
O documento de identificação original deve ser apresentado em bom estado de conservação. O condutor precisa apresentar também o CPF e um comprovante de residência. Serão registrados no cadastro, o número de celular e um endereço de-mail, que será usado para o envio do link da CNH digital ao condutor. Além disso, após a coleta da biometria, o motorista deve procurar uma clínica credenciada ao Detran-DF para realização dos exames.
Veja aqui a lista de clínicas credenciadas ao Detran do Distrito Federal.
Infração Gravíssima
Dirigir com a habilitação vencida há mais de 30 dias é considerada infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, levando a multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.














