Trump envia carta a Bolsonaro, critica Justiça brasileira e pede fim de julgamento
Presidente dos EUA chama processo contra Bolsonaro de ‘injusto’ e diz que acompanhará caso de perto
Brasília|Do R7, em Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao ex-presidente Jair Bolsonaro afirmando que vai acompanhar a situação judicial dele no STF (Supremo Tribunal Federal), onde o ex-presidente é réu por supostamente liderar uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
No texto, Trump classifica como “terrível” o tratamento que o ex-presidente vem recebendo e diz que Bolsonaro é alvo de um “sistema injusto”.
“Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deve terminar imediatamente!”, diz um trecho da carta, divulgada nesta quinta-feira (17).
Trump também manifestou preocupação com o que considera ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Ele responsabiliza os governos atuais por esse cenário e diz ter se posicionado contra essas práticas, inclusive por meio da política tarifária dos EUA.
“Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária”, escreveu o presidente dos EUA.

O presidente norte-americano afirma não se surpreender com o desempenho do ex-presidente brasileiro nas pesquisas eleitorais — Trump, contudo, não cita quais pesquisas de intenção de voto mostram Bolsonaro à frente.
Para o presidente dos EUA, Bolsonaro foi “um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país”.
leia mais
No fim da mensagem, Trump volta a criticar as autoridades brasileiras e diz esperar uma mudança de postura do governo em relação aos opositores e à liberdade de expressão.
“Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto”, concluiu.
Leia a íntegra da carta enviada por Trump a Bolsonaro
Ao Honorável
Jair Messias Bolsonaro
38º Presidente da República Federativa do Brasil
Brasília
Prezado Sr. Bolsonaro:
Tenho visto o terrível tratamento que o senhor está recebendo nas mãos de um sistema injusto voltado contra o senhor. Este julgamento deve terminar imediatamente! Não me surpreende vê-lo liderando nas pesquisas; o senhor foi um líder altamente respeitado e forte que serviu bem ao seu país.
Compartilho seu compromisso de ouvir a voz do povo e estou muito preocupado com os ataques à liberdade de expressão, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos, vindos do atual governo. Manifestei veementemente minha desaprovação, tanto publicamente quanto por meio de nossa política tarifária. Espero sinceramente que o Governo do Brasil mude de rumo, pare de atacar oponentes políticos e acabe com seu ridículo regime de censura. Estarei acompanhando de perto.
Atenciosamente,
DONALD J. TRUMP
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
