Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

TSE abre nesta segunda testes para especialistas apresentarem plano de ataque às urnas eletrônicas

Objetivo é encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação do país para fortalecer a confiança no processo eleitoral

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília

Hardware da urna eletrônica também será testado
Hardware da urna eletrônica também será testado Hardware da urna eletrônica também será testado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abre nesta segunda-feira (27) a edição de 2023 do Teste da Urna. Essa é mais uma rodada de avaliações para garantir a segurança das urnas eletrônicas nas eleições municipais do próximo ano. A partir de agora, especialistas inscritos vão analisar profundamente os códigos-fonte para apresentar um plano de ataque ao sistema eleitoral.

O objetivo é testar e encontrar eventuais vulnerabilidades no sistema de votação brasileiro para “fortalecer a confiabilidade, transparência e segurança” do processo eleitoral, segundo o TSE.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Assine a newsletter R7 em Ponto

De acordo com o TSE, "o teste é parte integrante do ciclo de desenvolvimento dos sistemas eleitorais de votação, apuração, transmissão, recebimento de arquivos e apoio aos processos de auditoria da urna eletrônica".

Os sistemas eleitorais que serão testados são os utilizados para a geração de mídias, votação, apuração, transmissão e recebimento de arquivos, lacrados em cerimônia pública, inclusive o hardware da urna eletrônica, seus softwares e os sistemas de apoio.

Em setembro deste ano, por unanimidade, o TSE aprovou uma alteração na resolução que atualiza a lista de entidades legitimadas a fiscalizar o processo eleitoral. Com as mudanças, o Supremo Tribunal Federal (STF) e as Forças Armadas deixaram de integrar o rol de instituições autorizadas a acompanhar as fases de auditoria das urnas e dos sistemas eleitorais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.