Logo R7.com
RecordPlus
Eleições 2026! Notícias, Apuração de Votos em Tempo Real e Resultados | R7
‌

TSE anula votos de Garotinho, e Douglas Ruas deve ser eleito governador do RJ

Com isso, Douglas Ruas (PL) deve ser o novo governador do Rio de Janeiro

2026|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O TSE formou maioria para anular os votos de Anthony Garotinho e prosseguir com o recurso apresentado.
  • Douglas Ruas pode ser declarado governador do Rio de Janeiro, com 50,9% dos votos válidos.
  • Garotinho tentou desistir do recurso após o primeiro turno, mas o TSE considerou a desistência arriscada.
  • Garotinho foi condenado por improbidade administrativa em 2018, resultando na rejeição de sua candidatura.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ex-governador está inelegível Tânia Rêgo/Agência Brasil

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) anulou os votos recebidos pelo ex-governador Anthony Garotinho (Republicanos) e decidiu dar continuidade ao recurso apresentado pelo candidato ao tribunal. O resultado do julgamento abre espaço para que o candidato Douglas Ruas (PL) seja declarado eleito no primeiro turno para ocupar o cargo de governador do Rio de Janeiro.

A decisão foi definida por 5 a 2, com a divergência dos votos dos ministros Ricardo Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Júnior. Votaram a favor do entendimento o relator, Floriano de Azevedo, os ministros André Mendonça, Estela Aranha, Dias Toffoli e Nunes Marques.

‌

O caso do ex-governador envolve o pedido de desistência de um recurso contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), que negou seu pedido de candidatura.

Leia Mais

Garotinho chegou a tentar desistir do próprio recurso que apresentou contra a decisão que negou sua candidatura. O movimento, no entanto, foi feito após o resultado do primeiro turno das eleições. Por isso, o TSE entendeu que a desistência poderia apresentar risco de interferência no resultado.

‌

No último domingo (4), Anthony Garotinho recebeu 274.411 votos, ficando atrás apenas de Douglas Ruas e Eduardo Paes.

Em 2018, o ex-governador foi condenado por ato doloso de improbidade administrativa. Com isso, os ministros também indeferiram o registro da candidatura de Anthony.

‌

Situação de Douglas Ruas

Na prática, a anulação dos votos abre caminho para considerar Douglas Ruas eleito em primeiro turno.

Sem os votos de Garotinho, Ruas passa para aproximadamente 50,9% dos votos válidos, o que é suficiente para dar a vitória no primeiro turno.

‌

Entenda

Durante a campanha eleitoral, Garotinho teve a candidatura barrada pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral) em razão de uma condenação por improbidade administrativa. Após um recurso, o TSE entendeu que o ex-governador poderia seguir nas atividades de campanha ao governo do estado.

Porém, em uma nova determinação, a Corte decidiu que os votos dados a ele seriam anulados e classificados como “sub júdice” na urna — por ainda caber recurso.

No domingo de eleição, durante a votação dos eleitores, o presidente do TSE, ministro Kassio Nunes Marques, determinou que o resultado de Garotinho, mesmo em análise, deveria ser considerado no cálculo de percentuais de votos.

Com isso, Douglas Ruas terminou a apuração com 49,27% dos votos válidos, enquanto Eduardo Paes recebeu 42,76%. Desta maneira, a eleição para governador deveria ser decidida entre os dois candidatos no 2º turno.

Porém, com a anulação dos votos de Garotinho, Ruas ultrapassará 50% dos votos válidos e deverá ser declarado eleito para o cargo de governador do Rio no 1º turno.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Siga R7 no Google e fique por dentro de tudo que acontece

Seguir no Google

Últimas

‌

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.