Protesto contra a Nissan tumultua o Salão do Automóvel; veja o vídeo e as imagens da manifestação
Grupo com cerca de 150 manifestantes se concentrou aos gritos no estande da montadora
Carros|Diogo de Oliveira, do R7
Um grupo de aproximadamente 150 sindicalistas se reuniu na tarde desta quinta-feira (10) no estande da Nissan, pouco tempo depois de o Salão do Automóvel 2016 abrir oficialmente ao público, no pavilhão do São Paulo Expo, na zona Sul da capital paulista. A montadora é acusada nos Estados Unidos de cometer práticas antiéticas e ilegais para intimidar funcionários.
Segundo os organizadores, as práticas antissindicais ocorrem na fábrica do Mississipi. Mas, como foi a patrocinadora das Olimpíadas Rio 2016, esses protestos também chegaram no Brasil. A montadora já reafirmou algumas vezes em comunicados oficiais que respeita as leis trabalhistas no mundo inteiro. Mesmo assim, o sindicato norte-americano exige ação imediata.
Vídeo: veja os bastidores do Salão do Automóvel 2016
A gritaria gerou certo tumulto, pois ocorreu logo após a abertura ao público nesta quinta. O pelotão atravessou todo o corredor principal da feira, fazendo muito barulho com palavras de ordem e deixando vários visitantes em alerta. Com isso, o protesto acabou dando teor político ao primeiro dia da feira paulistana de carros.