Datafolha: Crivella segue na liderança isolada e outros seis candidatos disputam 2º turno no RJ
Candidato do PRB tem 29% das intenções de voto. Pedro Paulo e Freixo vêm na sequência
Rio de Janeiro|Do R7
O candidato do PRB à Prefeitura do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, continua na liderança na corrida eleitoral com 29% da preferência. Outros seis candidatos disputam a segunda vaga para o segundo turno das eleições municipais (veja quadro abaixo), de acordo com pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (27).
O candidato do PMDB, Pedro Paulo, é o segundo colocado, com 11% da preferência. Em terceiro lugar, numericamente, aparece Marcelo Freixo (PSOL), que tem 10%. O peemedebista e o socialista estão em empate técnico. O quarto e o quinto colocados são, respectivamente, Flávio Bolsonaro (PSC) e Jandira Feghali (PCdoB), que possuem 7% cada um. Eles também estão em empate técnico.
O sexto colocado é o candidato Carlos Roberto Osório (PSDB), com 6% das intenções de voto. O tucano oscilou positivamente em relação à última pesquisa e ganhou a posição de Índio da Costa (PSD), que agora tem 5% da preferência. Índio está em 7º lugar numericamente. Alessandro Molon (Rede), Cyro Garcia (PSTU) e Carmen Migueles (Novo) tiveram 1% das menções cada um.
Ibope: Crivella marca 35%, Pedro Paulo tem 11% e Freixo chega a 9%
Leia mais notícias de Eleições 2016
SP e Rio têm debates acalorados a uma semana das Eleições 2016
Os eleitores que votariam em branco ou nulo ou que não escolheriam nenhum dos candidatos são 15%. Já os indecisos somam 7%.
Na pesquisa Datafolha anterior, Crivella tinha 31% das intenções de voto. O peemedebista Pedro Paulo e Jandira Feghali possuiam 9% cada um. Marcelo Freixo (PSOL) aparecia na quarta colocação, com 10% da preferência. Bolsonaro tinha os mesmos 7% de agora, e Índio da Costa somava 6%. O tucano Osório tinha 4% da preferência dos eleitores.
A pedido da TV Globo e do jornal Folha de S.Paulo, o Datafolha entrevistou 1.144 eleitores na última segunda-feira (26). A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. O levantamento está registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número RJ-08324/2016.
Segundo turno
Em todas as simulações de segundo turno, Crivella venceria seus rivais nas urnas. A disputa mais apertada seria contra Índio da Costa, na qual o republicano teria 49% dos votos contra 22% do candidato do PSD.
Por outro lado, a vitória mais folgada seria contra Flávio Bolsonaro, contra quem Crivella teria 51% da preferência contra 22% do rival das urnas.
Rejeição
O líder em rejeição continua sendo o peemedebista Pedro Paulo, uma vez que 29% dos eleitores dizem que não votariam nele de jeito nenhum. Na semana passada, 27% diziam que não votariam no candidato.
Marcelo Crivella conta com a rejeição de 25% dos entrevistados — na semana passada, de acordo com o Datafolha, eram 21%.