Eleições 2020 Rodrigo Paiva propõe "vale" para pagar escolas particulares em BH

Rodrigo Paiva propõe "vale" para pagar escolas particulares em BH

Candidato à prefeitura pelo NOVO planeja criar benefício para ajudar famílias que não têm condições de arcar com os custos do ensino privado na cidade

  • Eleições 2020 | Pablo Nascimento, do R7

Rodrigo Paiva, candidato à Prefeitura de Belo Horizonte pelo NOVO, pretende distribuir “vouchers” para famílias pagarem escolas particulares, caso seja eleito.

Em entrevista ao R7, Paiva explicou que o projeto deve beneficiar, principalmente, famílias que não têm condições de arcar com os custos de um ensino privado, mas que sonham em manter os filhos nestes colégios.

— No momento da pandemia, infelizmente, muitas famílias não vão conseguir pagar a escola particular. Nós queremos dar aos pais o “vale-escola”. Eles vão escolher em qual colégio que querem matricular o filho. As famílias mais necessitadas terão prioridade.

Paiva quer reduzir impostos para ajudar empresas

Paiva quer reduzir impostos para ajudar empresas

Ana Gomes / R7

O candidato destaca, ainda, que também tem propostas para melhorar a qualidade do ensino público na rede municipal. Uma delas é tornar a administração das unidades “mais eficientes”, com o apoio da iniciativa privada.

Paiva pretende implantar na cidade o modelo chamado “escolas chaters”, em que empresas particulares são contratadas para gerenciar os colégios públicos. O candidato explica que ainda vai desenvolver estudos para avaliar quais unidades já podem adotar a estratégia.

A ideia segue o projeto também analisado em nível estadual pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, que é do mesmo partido de Paiva.

— Vamos fazer o mesmo na Prefeitura de BH, sempre com muita parcimônia e aos poucos. Implementando, testando e vendo o que funciona.

Economia

Paiva destaca que entre os pilares de sua possível gestão está a “modernização” do serviço público e o fortalecimento da economia. O candidato propõe uma gestão batizada de “cidade digital”, na qual a prefeitura deverá ampliar o número de serviços que os cidadãos poderão realizar pelo telefone ou computador.

Pensando no cenário pós-pandemia, o representante do NOVO planeja um plano de apoio às empresas afetadas, reduzindo o percentual dos impostos cobrados na cidade.

— A estratégia é privilegiar as empresas da economia criativa, que são geradoras de emprego. Por exemplo, moda, gastronomia, parte da tecnologia da informação e a biomedicina. Como fazer isto? Reduzindo impostos.

Candidato

Rodrigo Paiva no setor de tecnologia, formado em engenharia civil pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e mestre pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), nos Estados Unidos.

Ele foi presidente da Prodemge (Companhia de Tecnologia do Estado de Minas Gerais) entre janeiro de 2019 e junho de 2020, quando deixou o cargo para lançar sua candidatura à Prefeitura de BH.

Em 2018, Paiva tentou uma cadeira no Senado, teve 1,3 milhão de votos, mas não foi eleito. No mesmo ano, ele liderou o grupo que limpou a fachada do prédio onde mora, em Belo Horizonte, a ministra do STF (Supremo Tribunal Federal) Cármen Lúcia, após manifestantes jogarem tinta vermelha no local.

Entrevistas

A conversa com Rodrigo Paiva aconteceu dentro de uma série de entrevistas que o R7 e a equipe digital da Record TV Minas realiza com os candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte. Todos os 15 postulantes ao cargo foram convidados, mas nem todos tiveram disponibilidade para participar do projeto.

Vídeos curtos com as principais propostas dos candidatos serão publicados nas redes sociais da emissora, entre os dias 26 de outubro de 7 de novembro.

Veja as entrevistas já publicadas:

• Áurea Carolina (PSOL) promete revisar o valor do IPTU
 
• Bruno Engler (PRTB) propõe trocar médicos do comitê da covid-19
 
• Cabo Xavier (PMB) quer moradores “prefeitos” em cada bairro
• Cazeca (PROS) quer abrir mão de impostos para ajudar empresários
• João Vítor Xavier (Cidadania) sugere esvaziar Lagoa da Pampulha para limpeza
• Lafayette Andrada (Republicanos) quer passarelas para agilizar o trânsito
• Luísa Barreto (PSDB) propõe obras e áreas verdes contra enchentes
• Marcelo de Souza (PATRI) propõe privatizar administração de escolas
• Nilmário Miranda (PT) pretende levar fibra ótica para comunidades

Últimas