Logo R7.com
RecordPlus
Notícias R7 – Brasil, mundo, saúde, política, empregos e mais

Desemprego na Grande São Paulo fica em 11,4% em julho, diz Dieese

Na passagem para julho, o total de desempregados foi previsto em 1,257 milhão de pessoas

Empregos|Do R7

  • Google News

Adicione como fonte preferencial no Google

Opens in new window
Número de ocupados na região foi estimado em 9,771 milhões de pessoas
Número de ocupados na região foi estimado em 9,771 milhões de pessoas

A taxa de desemprego na RMSP (Região Metropolitana de São Paulo) em julho subiu levemente para 11,4%, ante 11,3% em junho, segundo a PED (Pesquisa de Emprego e Desemprego), divulgada pela Fundação Seade e o Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), nesta quarta-feira (27).

O nível de ocupação aumentou 0,8% e o número de ocupados foi estimado em 9,771 milhões de pessoas.


Na passagem de junho para julho, o total de desempregados foi previsto em 1,257 milhão de pessoas, 22 mil a mais do que em junho. Na comparação com julho do ano passado, a taxa de desemprego ficou ligeiramente acima, em 11,4%, ante 11,0%.

A indústria de transformação na região eliminou 7.000 postos de trabalho (-0,4%) e, no setor de serviços, houve redução de 46 mil (-0,8%). Já o setor de comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas gerou 100 mil postos de trabalho (6,3%) e na construção foram criados 35 mil (4,7%).


Regiões

A taxa de desemprego no conjunto das seis regiões metropolitanas não foi divulgada devido a uma "questão operacional". Dificuldades em Belo Horizonte impossibilitaram a compilação dos dados e o cálculo de uma taxa média, já que a capital mineira tem peso relevante na conta, segundo os institutos.


Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas

Quer fazer compras online? Use o R7 Ofertas


Nos próximos meses serão divulgadas apenas as taxas de desemprego relativas a cinco regiões pesquisadas. Na passagem de junho para julho, a taxa de desemprego caiu no Recife (de 12,9% para 12,5%) e em Salvador (de 18,2% para 18,0%). Houve aumento em Fortaleza (de 7,4% para 7,8%) e São Paulo (de 11,3$ para 11,4%), enquanto a taxa se manteve estável em Porto Alegre (5,7%).

Nos próximos meses serão divulgadas as taxas referentes apenas a estas cinco regiões metropolitanas e não há previsão para a retomada da publicação da taxa média referente às demais.

Renda

O rendimento médio real dos ocupados na Região Metropolitana de São Paulo recuou 2,0% em junho, na comparação com maio, para R$ 1.869,00. A renda média real dos assalariados caiu 0,9% e atingiu R$ 1.873,00. Na comparação com junho de 2013, houve uma variação positiva de 1,4% no rendimento médio real dos ocupados e um recuo de 1,0% no caso dos assalariados.

Seja bombardead@ de boas notícias. R7 Torpedos

Moda, esportes, política, TV: as notícias mais quentes do dia

Brasil registra queda na criação de empregos com carteira assinada no mês de julho. Assista no vídeo abaixo

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.