Trem de Kim Jong-un já entrou na Rússia, confirma agência
Pouco antes do comunicado, a Coreia do Sul havia dito suspeitar que o ditador norte-coreano já estava no país aliado
Internacional|Do R7, com informações da AFP
A RIA Novosti, uma das maiores agências de notícias da Rússia, confirmou a chegada de Kim Jong-un, ditador da Coreia do Norte, ao país.
Ainda de acordo com a agência, o trem de Jong-un está passando pela região de Primorie, na fronteira com a Coreia do Norte.
Pouco antes, na manhã desta terça-feira (horário local), o Ministério da Defesa da Coreia do Sul já havia dito crer que o comandante do país vizinho estava em território russo.
'O Ministério da Defesa Nacional acredita que o líder norte-coreano Kim Jong-un entrou na Rússia no início desta manhã usando seu trem particular', afirmou a pasta em comunicado.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A viagem do ditador teria como objetivo negociar com Putin o fornecimento de armas para os russos usarem na guerra da Ucrânia. Ao comentar o teor da reunião, Dimitri Peskov, o porta-voz do Kremlin, limitou-se a dizer que Jong-un e o presidente russo devem tratar de temas 'sensíveis', e que devem ignorar os 'avisos' feitos pelos EUA.
'Nossos países cooperam em assuntos que não devem ser objeto de divulgação pública ou anúncios. Isso é perfeitamente normal entre Estados vizinhos', acrescentou Peskov.
A reunião deve ocorrer ao longo dos próximos dias no extremo oriente russo, mas Moscou não deu data ou local exatos. Analistas externos, contudo, preveem que ela deve ser realizada em Vladivostok.
Esta foi a primeira vez que o líder norte-coreano deixou seu país para uma viagem desde o início da pandemia da Covid-19, em 2020.